sábado, 14 de setembro de 2019

Influências sobre minha tática atual - A trajetória de um aspirante a Day Trader #10

De um tempo pra cá venho corrigindo termos e desta vez foi a tal da Tática.

Costumava chamar de estratégia, mas estudando um pouco mais sobre gestão, na faculdade, percebi que usar o termo estratégia é incorreto já que se trata de algo bem maior e geralmente com visão de longo alcance (claro que, tudo de forma relativa ao tamanho do todo). Então por hora chamarei esse "tipo de decisão" de tática.

Poderia baixar até ao nível de "operacional" - mas devido as proporções ainda acredito se assemelhar à táticas como no sentido daquele "combinado" entre os jogadores antes de uma partida e de acordo com os acontecimentos da partida de futebol.

Tática!

Agora, falando dela diretamente, e embora prefira no momento não detalhar a tática que uso em minhas operações aqui no blog, posso dizer que ela une uma mistura de aprendizados que tive ao longo deste ano de trade.

Apenas a título de curiosidade, chutando, mais ou menos em percentual, a influência que cada coisa que aprendi tem de peso nas minhas táticas (ou seja, apenas com relação às entradas e saídas de operações e não à gerenciamento de risco), teríamos:

  • 7% -  Análise Técnica (bem básica: algumas poucas médias móveis e VWAP)
  • 20% - Tape Reading (embora raramente leia o book no momento das entradas, todos posicionamentos das minhas entrada são baseados no que acontece no book de forma geral)
  • 3% - Notícias (geralmente apenas para nortear a abertura dos mercados e o sentimento geral)
  • 70% - Price Action (a base da minha estratégia, mas é totalmente personalizada com as influências das anteriores)
Ainda coloco junto o fato de que minhas operações tem sido 100% de BM&F: 95% de mini-dolar  e 5% em mini-índice, embora já tenha operado mercado à vista meu capital inicial é proibitivo para ter melhor liberdade nestas operações que posso (e devo) voltar a operar no futuro embora a tendência atual tem sido o foco em 100% no mini-dólar.

E nisso tudo o que mais trouxe benefício de forma geral é o tão falado "tempo de tela". Essencial para entendimento de nuances e que ainda tenho muito pouco, o que me deixa confiante com o que ainda há de vir!

Kronos

2 comentários:

  1. Olá kronos, tudo bem?

    cara, eu não consegui ler os posts mais antigos, porém fiquei em dúvida sobre a sua formação/área de atuação.. tem algum post sobre isso?

    Acho fantástico o conceito de análise de dados para predição pois é a área que atuo... porém quando se trata de mercado as variáveis são muito instáveis hehehe..

    abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os primeiros posts do blog dão uma pincelada sobre minha formação e eu também falo sobre no podcast do Sr. IF365. Mas resumidamente sou formado em música e atualmente estudo Engenharia.

      Quanto a análise de dados, também acredito ser bem difícil no mercado financeiro, mas certamente estratégias HFTs são totalmente baseados em análises complexas destes dados (e acredito que, se já não estiver sendo utilizado, em breve Bigdata será utilizado em análises principalmente no mercado à vista).

      As análises que faço atualmente são mais simples e baseadas nas estratégias que crio empiricamente e testo por algum tempo, seja via programação (e aí posso fazer um teste massivo com robôs) ou então testes via simulador durante longos períodos de tempo.

      Uma dificuldade que venho tendo em relação a isso é quanto à seleção de dias de amostra mais "representativos", sinceramente não sei se isso é possível de fato.

      Excluir