quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Robôs traders e os meros mortais - A trajetória de um aspirante a Day Trader #11



O futuro do trade: minha meta é de 15 anos e estou entrando nesta jornada agora...


Imagino que teremos que nos adaptar e talvez passar a obrigatoriamente contratar robôs, de um modo ou de outro, no sentido de que, o trade como é hoje, se tornará cada vez mais obsoleto e ineficaz - vejamos os exemplos de HFTs nos EUA (maior mercado do mundo por sinal) e até no Reino Unido já temos esses níveis há muitos anos: é uma fortíssima referência de como funcionará o futuro nesta área.


"Vai encarar, humano?"


Aos amigos traders fica a pergunta: como imaginam o mercado de trade no futuro? Concordam comigo que os robôs tomarão conta do cenário? Têm uma estratégia para lidar com isso no longo prazo?

2 comentários:

  1. Discordo completamente.

    O mercado é discricionário e subjetivo.
    Existem diversos casos de robôs consistentes, que ganham 99% das vezes e mesmo assim quebraram, vide LONG TERM GAPITAL.
    Oa robôs são objetivo e linear e basta 1 evento não mensurado ni passado que eles vão a derrocada.

    O passado é altamente insuficiente para prever o futuro.

    O que quero dizer é que mesmo em tempos de Machine Learning não conaeguiram desenvolver um robô altamente lucrativo e consistente. Então não vejo oa robôs como o futuro do day-trade.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pesquisar sobre "LONG TERM GAPITAL" como disse, não tinha ouvido falar sobre.

      Ainda assim acredito na capacidade das maquinas emularem cada vez melhor certos comportamentos humanos, não com intenção de acertar 100% das vezes, mas no sentido mesmo de fazer manejamentos de risco melhores que os seres humanos uma vez que tiramos de cena a questão psicológica na tomada de certas decisões. De todo modo não acho também que chegue ao ponto de um sistema 100% automatizado, sem supervisão humana em algum grau.

      Meu ponto é que não é preto no branco (acerta-se tudo ou erra tudo), mas sim que isso traria melhoras de performance como aparentemente vem trazendo, vide a quantidade despendida em tecnologia para os mercados (se não fossem lucrativos o suficiente, não se gastaria o mesmo dinheiro nisto, penso eu).

      Excluir