segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Minhas vacas, magras?

Às vezes tomar alguns impactos fortes nos faz percebermos alguns erros cometidos até em outras áreas não diretamente relacionadas.

Essa aqui tá mais gorda!



Foi interessante perceber em como rapidamente baixei meu padrão de vida assim que saí do emprego público (e melhor que isso, notar como que SIM, eu subi meu padrão de vida em alguns aspectos).

ALIMENTAÇÃO

Os (para mim, e creio que pra maioria das pessoas) ENORMES vales-alimentação que recebia fizeram eu comer bem melhor, ter condições de fazer dietas com bons produtos, ficar à vontade para comer carnes de (quase) todo tipo à qualquer momento, poder comprar frutas de todo o tipo (sempre achei caras as frutas em geral) e as vezes até algumas oleoginosas mais caras de vez em quando.

Melhorei meu padrão tanto pra boa, mas também quanto pra má alimentação (esses já foram fora do recebido no vale): mas principalmente pizzas e lanches à vontade e a hora que desse na telha (nunca fui extremamente exagerado nessas coisas) - descobri meu prazer de cozinhar neste período onde eu simplesmente podia ir ao mercado e comprar um ingrediente diferente... para os meu padrões anteriores, vivia como um rei!

COMBUSTÍVEL

Outra área com a qual não me preocupava mais nesse período, sempre pude abastecer à vontade, vivia com o tanque de gasolina cheio e se desse na telha viajar para algum lugar, não tinha problema algum em fazer isso, uma vez que raramente eu alcançava o "orçamento" máximo do mês e sempre tinha uma reserva para lazer, que era onde entrava muitas vezes o combustível.

ROUPAS

Talvez esse foi o ponto que nada mudou. No primeiro salário meu no emprego (há mais de 4 anos atrás), lembro que dei uma renovada no guarda-roupa... depois disso devo ter comprado nestes 4 anos umas 10 peças de roupa nova. A roupa para o trabalho a empresa dava e outras peças eu acabei ganhando de presente. Dizem que homem, em geral, é meio desleixado para essas coisas: sou um forte representante dessa turma aí, além de que nunca gostei de lidar com vendedores de varejo (forçando vendas e não deixando você respirar e ao mesmo tempo não confio que consigo acertar o tamanho de roupas pela internet). Talvez devo ter comprado um ou dois pares de tênis, mas também ganhei alguns de presente.

OUTROS

De resto o que posso destacar é que me sentia vontade para comprar utensílios domésticos (ferramentas para minhas aventuras gastronômicas) (que eu conseguia comprar no vale-alimentação no principal hipermercado da cidade), e descobri um único produto "de marca" que não consegui abrir mão mesmo nesta época de vacas mais magras: o tal do xampu Clear anticaspa (aquele do Cristiano Ronaldo). Testei todos anticaspas mais baratos do mercado, mas este foi o único que funcionou de forma efetiva ( e sim, seguindo instruções da embalagem - fiquei quase um ano escolhendo e só esse me resolveu de fato. Geralmente por aqui R$ 14,00 / 200 ml - para mim, MUITO CARO para um xampu, mas infelizmente esse eu ainda tive que manter.

RESERVAS / POUPANÇA

Com tudo isso acima, conseguia tranquilamente guardar (antes de começar a gastança)  pelo menos 60% do salário no mês. Já estava tão habitual guardar este valor que realmente nem mesmo sentia que guardava ou que fazia falta durante o mês - era como se meu salário fosse os 40% restantes.
Geralmente em emergências, ao invés de mexer na reserva de emergência, deixava de poupar estes 60% e dava conta da emergência, nos meses subsequências ainda depositava a diferença do que faltou depositar. (guardando 70%, às vezes 80%)... muitas vezes em 3 ou 4meses já estava com a reserva em dia.

HOJE

Bem, hoje os cintos estão apertados ao máximo (mas dá pra apertar mais). Ainda não consegui deixar um lanchezinho e uma pizza de vez enquanto (mas ao invés dos exagerados 3 vezes na semana, talvez 2 vezes no mês) - ótimo para minha saúde. Mas também ficou mais difícil comprar frutas e carnes que são duas coisas saudáveis que gosto, mas continuam caras. Roupas, como disse,não mudou basicamente nada. O combustível cortei bastante, um tanque está durando o mês com folga. Tenho feito pequenos percursos com frequência e de vez em quando algo mais longe, mas geralmente para levar alguém e essas pessoas ajudam no custo e o restante, corte total ou de ao menos 90%  comparado com os gastos anteriores (exceto o xampu).

Meu poder de poupança atual está em zero, até porque é preciso saldo positivo no mês para que isso ocorra, mas ao menos com o saque dos 500,00 do FGTS o IPVA do carro está garantido. Embora, caso ocorra de se iniciarem algumas dificuldades, o carro é o primeiro que "vai pra vala". Adoro dirigir e é um dos prazeres que tenho mantido ainda (gosto até de dirigir na cidade), mas carro é passivo e se ele se tornar um problema, deve ser eliminado!

E claro o objetivo é não perder o controle do patrimônio antes que seja tarde, então para quem "se preocupou" no post anterior com as minhas decisões, saibam que todos os limites estão pré-estabelecidos e à prova de pane geral! - mesmo fazendo a pior cagada possível no Day-Trade, o valor principal do meu patrimônio está protegido  contra eu mesmo!






Nenhum comentário:

Postar um comentário