domingo, 27 de setembro de 2020

A conta não fecha

 Respondendo a um comentário (do último post) percebi que o problema é que minha conta de esforço X recompensa não fecha para obter uma IF. Não estou disposto a sacrificar mais da minha mente em trabalhos que só me desgastaram e fizeram "andar em círculos", mas deixe-me explicar.

Não tô com grana pra tirar a marca d'agua


Andar em círculos?

Claro, minha condição financeira hoje é muito melhor do que a de 10 a 15 anos atrás (não poderia "me dar ao luxo" de ficar um ano sem carteira assinada naquela época). Mas o que quero dizer com andar em círculos, é ver que gastando praticamente o mínimo para ter algum conforto (acho que o único mais "caro" foi o carro (10 mil) e construir parte da casa que moro agora (uns 4 mil).

Coloca-se nesta conta todo o montante que perdi no Day-Trade ( uns 25%) da patrimônio total que já tive.

A impressão que tenho é que conseguiria ter um patrimônio de no máximo uns 100 mil reais hoje que, bem, não é pouco - mas também ainda longe da IF... concordo, um pouco de impaciência da minha parte.

O ponto é que, para o tanto de desgaste mental que passei até hoje com todos os trabalhos que teriam me dado esses possíveis 100 mil no final eu acho que não teria valido a pena.

E Porquê?

Além dos problemas que tive com relacionamentos amorosos (que não vem ao caso no momento), praticamente todas atividades que fiz com intuito financeiro (trabalho) me trouxeram um estresse exagerado e que foi se acumulando nessa (aproximadamente década e meia de trabalho) e, não sei se já citei isso aqui no blog, mas hoje, depois de alguma relutância da minha parte, estou precisando de medicamentos para ansiedade para conseguir ter um mínimo de qualidade de vida. E está me ajudando a colocar as coisas no lugar.

Então não sei até onde vale a pena algumas coisas, mas ao mesmo tempo acho errado e injusto (embora saiba que o mundo é mais injusto do que justo) ter feito a coisa certa o tempo todo (trabalho justo, esforçado e honesto) para não ter chegado nem perto de um I.F. e de quebra levar um problema mental pra casa.

Isso não quer dizer que eu desisti da IF, longe disso. Mas a fórmula vai ter que ser refeita, porque do jeito que tenho tentado não tem funcionado - e não falo só do Day-Trade (que foi uma pequena parte dessa história - menos de 10% dela), mas dessa maneira de sempre estar trabalhando insatisfeito ou sem propósito. 

Hoje estou tentando isso e posso dizer que já consegui ganhar meus primeiros R$ 0,10 com esse novo método (fazer algo que me satisfaça), mas ainda tenho a bagagem de não acreditar muito nas coisas que me proponho (parte por desincentivo externo - cujo incentivo não tinham obrigação de me dar, mas seria no mínimo plausível não ter estimulado o contrário). Vou tentando me reconstruir nesse caminho.


2 comentários:

  1. Interessante, temos que saber olhar pra nós mesmos e ver o que vale e o que não vale, seguir o nosso proprio caminho e mais importante do que seguir os dos outros, no seu caso, não trabalhar onde te causa insatisfação.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tento me desvencilhar de pensamentos de "como teria sido se... (eu tivesse feito tal coisa ou outra), mas está sendo bem difícil com a situação atual.

      Excluir