sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Uma conta simples...

 O objetivo é em (agora, aproximadamente 14 anos) alcançar 2.3M de reais (que como já citei, acho que no podcast com o Sr. IF, pretendo atualizar de 3 em 3 anos talvez)... enfim..


muito simples, mas só pra partir de algum lugar...
Muito simples, mas só pra partir de algum lugar


1% deste valor total seria R$ 23.000 reais líquidos (de impostos, de custos de descontos)

fazendo as contas (simplistas) teria que reservar este valor referente a 1% por 8 anos e 5 meses aproximadamente - arredondando para cima e voltando a começar do zero.

Estaria eu, com o tempo de aproximadamente 6 anos para descobrir como ganhar o suficiente para reservar este valor mensalmente?

Levando em conta que atualmente viveria meu cotidiano MUITO CONFORTAVELMENTE, mas IGNORANDO TOTALMENTE MEUS SONHOS DE CURTO MÉDIO PRAZO com R$1,5 mil mensais. Pagando minhas conta fixas (ainda morando com os pais) e tendo um ou outro lazer e podendo comer algo diferente uma vez na semana. - (na vida real estou vivendo com menos e com restrições atualmente)

Diga nos comentários que pensamentos vêm a vocês em relação a isto?

6 comentários:

  1. Não entendi muito a pergunta ou o objetivo, o que eu entendi é se você tem tempo pra daqui 6 anos estar juntando 23k por mês, bem, 6 anos é muito tempo, tudo pode acontecer, então a resposta é claro =)

    Daqui 6 anos vc pode estar na msm condição, morando nas casas dos pais e economizando, ou pode está sendo CEO de uma empresa foda ai que vc nem conheceu ainda haha

    ResponderExcluir
  2. Também não entendi, mas dinheiro e independência financeira não tem tanto segredo, embora possa ser complexo para alguns: é gastar menos do que ganha e investir o que sobra, administrando riscos pra não fazer burrada.
    Quanto mais ganhar, melhor, e isso exige um nível de aperfeiçoamento profissional para ser mais útil, de forma que ingressem mais recursos pelos serviços ou produtos ofertados. Gastar pouco é algo relativo pra mim: não adianta querer economizar em tudo e se privar de alguns prazeres pessoais. A questão de acumular x valor eu também não penso tanto. Não vejo sentido em simplesmente acumular um montante pra ficar sentado em cima. O negócio é ter recursos suficientes para ter uma vida digna e produtiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu problema neste ciclo seria a parte de 'ganhar mais'. Estou sempre estudando e me aperfeiçoando, mas comigo parece que essa dinâmica não funciona muito bem... Quero a independência financeira, mas sem participar do ciclo atualmente exigido para isso... a conta não fecha porque isso já está me custando a saúde mental.

      Excluir
  3. Seja realista e mais pessimista. Em quanto tempo termina a faculdade? daqui um ano ou dois. Qual é o salário médio de um engenheiro? de 4k a 8k em média. Quando conseguir um emprego que pague 6k +-, você ainda vai morar com os pais? Se sim, vai conseguir aportar pelo menos 3k por mês. Talvez daqui 6 anos você consiga acumular uns 200k e vai ter um dy médio de 1k ao mês. Apenas exceções se tornam CEO de empresas em pouco tempo. Seja realista, simplista e pessimista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com essa visão mais "pessimista"/ "realista"... mas bem.. se eu morar com meus pais ainda, com certeza se ganhasse 6000,00 aportaria 4500 no mínimo.. sempre gastei bem pouco em comparação ao salário... mas de todo modo, longe das metas que almejo. Agora NEM QUERO virar CEO de empresa (pelo menos não que seja antes de terceiros), foi meio que por isso que saí do último emprego: se você não tinha "gana" para subir de cargo, você não prestava para aquela empresa, mesmo fazendo bem seu trabalho... (in)felizmente não consigo lidar com esse tipo de visão e isso estava me tirando a saúde mental que falei.

      Excluir