domingo, 24 de novembro de 2024

Off-Topic: Vocês são apaixonados por um tema/coisa/atividade?

 Um assunto off-topic hoje, mas que gostaria de conversar com a audiência aqui do blog, se alguém quiser deixar um comentário. Vou tentar ser breve e conciso pra não fazer um post longo.


Minha dúvida é se todo mundo é apaixonado/apegado a algo.. eu não consigo ser totalmente aficionado a algo específico, mas sempre que me aproximo mais de certas atividades e com isso, das pessoas que a praticam, vejo que elas são assim com algo e me sinto "um peixe fora d´água rapidamente por não conseguir/querer ser como eles. Isso por si acaba me isolando muito e perco contato com as pessoas rapidamente, inclusive parando de fazer as atividades.

Como apenas algumas "atividades-exemplo" que já fiz e aconteceu isso - de outras pessoas a volta serem totalmente engajadas de modo absurdo e eu "apenas gostar", posso citar:

- programação: gosto muito, mas não sou entendedor de detalhes não práticos como a história, detalhes sobre lançamentos de novas linguagens, sobre as polêmicas do meio - já me senti isolado várias vezes por isso.

- academia: esse aqui ainda me viro agora indo sozinho e fazendo o que quero apenas - as vezes acontece de alguém querer se aproximar e dar detalhe/ensinar algo novo.. eu até tento e faço, mas só continuo se eu gostar já que pra mim já é um sacrifício por si só ir a academia - vou por saúde, para me mexer.. e parece que as pessoas não entendem isso! Aqui claro não ignoro dicas de como fazer corretamente algo - também não quero me machucar.

- ciclismo: esse acho que foi onde mais me senti mal por não ser tão apegado a isto - me senti excluído dos passeios por não querer me engajar tanto no assunto e apenas 'passear' com a galera.

- video-games: gosto de jogar alguns games antigos de vez em quando, mas não sou fanático ou apegado e as vezes parece que decepciono pessoas próximas que gostam muito por conta disso, por outro lado também tem outras pessoas próximas também que estão sempre dentro das novidades, comprando jogos dos novo PS5 e me chamando para jogar, e meio que ficando indignadas que não tenho interesse nisto... 

- livros ou histórias: nunca fui um leitor voraz, mas algumas coisas como todos os livros do Harry Potter por exemplo, eu li e gostei, mas não consigo ser fanático como o pessoal que é fã da série.. ou não acreditam que eu li o livro só por que não lembro dos detalhes (de algo que li a, 15 anos atrás...) 

Bem, isso pra não entrar em outras coisas mais polêmicas como política, religião, etc...

Enfim.. isso acontece com você(s) também? De gostar de coisas, mas sem fanatismo ou coisa do tipo?

2 comentários:

  1. A maioria das pessoas não tem essa paixão por algo. Eu sou muito parecido com você, mas só que eu entro de cabeça em algumas atividades e vou aprendendo de tudo (do básico ao extremo avançado) muito rápido. Isso cria um pico de interesse no início que faz com que eu entenda a lógica da atividade muito rápido até que eu começo a não ver "futuro" naquilo.
    Eu gostava de pescar com amigos e família quando adolescente e esse final de semana acabei entrando de cabeça no mundo da pesca. Fui vendo vários vídeos no youtube até chegar no objetivo de montar o meu kit de pesca(uma bolsa com separador para as iscas, anzóis e linhas) com uma vara e uma carretilha(nunca tinha usado) e foi isso. Passei horas aprendendo a usar a carretilha até chegar na hora de pescar e entender todo o funcionamento e ajustes do equipamento.
    Mas eu já aprendi que preciso investir o mínimo possível para ter uma boa experiência e baixar muito as expectativas.
    Já fiz de tudo na vida e tem momentos que eu sinto falta de ser igual essas pessoas que pegam uma atividade e ficam nela por décadas, mas o que me serve mesmo é ter a experiência de ter feito. Gosto de ter o mínimo de experiência em várias coisas para conseguir aproveitar e admirar realmente os mestres.
    Nunca serei um mestre, mas gosto do prazer apreciar e compreender os pequenos detalhes quando encontro um.

    Sem contar que consigo ter assunto pra falar com qualquer pessoa! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha pensado por este lado positivo de ter tido as experiências e melhorar a apreciação... Talvez eu enxergue agora de uma perspectiva mais positiva. Obrigado pelo comentário!

      Excluir