domingo, 22 de junho de 2025

Saiba TUDO sobre como sendo usar a moto elétrica (scooter)

    Vou fazer este post pra quem tiver interessado em mais detalhes (inclusive, façam perguntas nos comentários - que não envolvam aspectos fora da lei de trânsito -  que vou responder as que não estiverem já respondidas no post).

Obs.: Eu ia dar só uma opinião sobre, mas acabou quase que virando um manual! Mas não considerem o que coloco aqui como informações oficiais!! São apenas o meu ponto de vista.

Obs. 2: Pretendo não abordar novamente este assunto aqui ao menos que algo realmente relevante ocorra, por isso tentei abranger o máximo possível de informação, mas fique a vontade para perguntar nos comentários.

INFORMAÇÕES GERAIS

    O modelo que comprei foi a X12 da Moto Chefe. Modelo montado no Brasil  e geralmente as lojas revendedoras são também quem dão a assistência e fazem a revisão  - pelo menos até onde vi sempre tem um espaço de "mini oficina" nas lojas. Isso pra mim foi um ponto positivo, a facilidade de buscar manutenção oficial.


REVISÃO

    Não sei como são para motos comuns, mas pelo menos neste caso, me disseram que a revisão completa é em torno de R$ 180,00 reais e, para manter a garantia de 1 ano ( motor e bateria) deve ser feita a revisão de 3 em 3 meses. (ou seja, além do preço da moto são mais (4*180) opcionais). As demais partes de 3 meses de garantia.

BATERIA    

    A bateria dela é uma das peças mais caras (mais de 3.000 reais) e é uma peça de troca obrigatória depois de um tempo. Pelo que pesquisei e me passaram na loja são cerca de 900 a 1000 ciclos de recarga. Para recarga todos os dias (seguindo as instruções corretas) isso vai dar por volta de uns 3 anos (3*365  = 1095 - considerando que no final você provavelmente ainda consegue carregar, mas talvez ela não dure tanto como no começo) . Então para quem pretende usar por vários anos é um ponto a ser considerado.

    Você consegue transportar uma segunda bateria - tem espaço interno para isso, dobrando assim, a autonomia, mas como disse ela é cara e terá que comprar a parte. E o uso vai ser você ter que parar a moto e trocar a conexão que liga a bateria à moto para a outra bateria (elas não são utilizadas ao mesmo tempo).

RODAS

    A roda é larga (não vou saber as medidas agora, mas pesquisem que é facil (roda da X12 eletrica), e isso foi um ponto que considerei pois tem MUITA estabilidade, tem que fazer uma cagada muito grande pra conseguir escorregar com essa roda, porém ela é mais difícil de esterçar, então as curvas tendem a ser um pouco mais abertas. Pra quem vem de uma bicicleta é bem estranho no começo.. e agora, com 3 semanas mais ou menos, já sinto que acostumei (embora ainda dou umas erradas na hora de "sair" com ela), mas é pela aceleração, que citarei abaixo.
    Uma outra coisa que queria adicionar sobre q roda é que, por conta dela ser larga, tem uma coisa que me incomoda: os desníveis que podem ocorrer as vezes no asfalto (por um asfalto afundado ou remendado) em 90% das vezes joga a scooter pro outro lado - ela meio que "escorrega" para ou para fora do desnível - nada que você perca o controle, mas é bom estar atento, principalmente se houver outros veículos próximos!

ACELERAÇÃO

    A "arrancada" dela é forte! Por ser um veículo elétrico, ele dá toda a potência que você permitir logo de cara. Então cuidado ao acelerar quando estiver saindo, se puxar o acelerador com força o tranco é forte também - você é o primeiro a arrancar num semáforo (antes de motos, carros ou bicicletas).

    Outro cuidado é de não acelerar sem querer quando não se está sentado nela. ela não tem um bloqueio de estacionamento depois que você liga ela (achei uma falha da moto, não sei se outros modelos tem isso), mas depois que você destrava ela pra andar (apertando o freio), ela só trava desligando a moto. (já acertei minha canela com o suporte de pé fazendo isso. Se ocorrer, apenas aperte o freio imediatamente e forte, que o freio corta totalmente o acelerador. Se tiver 1% pressionado o freio o acelerador zera na hora - em resumo, não tem como acelerar e frear ao mesmo tempo.


MORROS ÍNGREMES

Fiz esta seção porque é uma das perguntas que mais recebo quando estou na rua:

SIM ela aguenta subir, creio que praticamente qualquer morro. Subi um aqui que é considerado um dos mais íngremes da cidade e sobe tranquilamente o único porém é que vai subir devagar, mas mesmo assim ainda mais rápido do que eu conseguia fazer com a bicicleta nos meus melhores dias. Por volta de 8 a 10km/h. Mas sentir que pode variar de acordo com a carga da bateria. Não sei se a bateria a menos de 40% consegue subir qualquer morro. Ainda tem alguns morros tão íngremes quanto porém mais longos que eu gostaria de testar... então ainda devo fazer este tour (e mais um pretexto pra andar a toa com o novo brinquedo).

CHUVA

    Ela aceita chuva, mas não aceita enxurradas já que o motor fica na roda traseira. Peguei chuva algumas vezes e é bem tranquilo. Só o incomodo de qualquer veículo aberto mesmo.


LEGISLAÇÃO (BÁSICO)

NÃO é obrigatório (até a data desta publicação):

- Carteira de motorista (até 32km, 1000W, e outras especificações dadas pela lei que essa moto cobre).

- Capacete (mas é altamente recomendado). Apesar de ser um veículo relativamente lento, ele é sim, na média, mais rápido que uma bicicleta.

- Andar em vias de 60km/h é questionável na minha opinião. Não acho que seja recomendado, mas tecnicamente, com a velocidade máxima de 32km/h, você está dentro da lei (que recomenda andar acima de 50% da velocidade máxima permitida e, mesmo em período de pré-aceleração você se sai até melhor que um carro - tenho certeza que você alcança 30km/h antes que um carro comum. O arranque dela é absurdamente forte - motor elétrico.

- Em rodovias, até onde li, você pode andar no acostamento. E, com certeza, na pista principal É PROIBIDO, além de extremamente perigoso! 

Provavelmente se for parado pela polícia, hoje eles tem um pouco mais de entendimento sobre o veículo então creio que vão apenas pedir pra aferir a velocidade máxima (o que dá pra fazer com o veículo parado) e talvez, solicitar algum documento de compra. Eu ando com a foto da nota fiscal no celular. Não sei se é suficiente, mas acho que dá pra conversar e, como só ando próximo, da pra pedir pra alguém pegar a original. Isso porque não ando com carteira nenhuma (meus documentos são digitais e estão no celular). Se eu andasse com carteira, aí sim, colocaria a nota fiscal junto, inclusive, recomendo. Também acho que, se estiver sem capacete, a chance seja maior de te pararem. Seja para conferir se o veículo está conforme a lei (e assim corroborar a não obrigatoriedade), ou mesmo para, de forma educativa, recomendar o uso, já que até pra bicicleta isso pode ocorrer.

Esse modelo já vem com uma placa indicando as regras gerais e a respectiva lei do CBT.


SUSPENSÃO E CALIBRAGEM DOS PNEUS

A suspensão dela achei DURA. Acho que é bom a pessoa fazer um test-drive se ela tem problemas crônicos na coluna, pois pode ser um motivo grande de desconforto e, espero que não vá causar problemas para mim no futuro. Mas é sempre bom evitar buracos. Fora este aspecto, todo o resto é extremamente confortável... desde a posição que você se senta, os  controles, o banco... nota 10!

Não testei outras configurações de calibragem do pneu, talvez possa ajudar neste aspecto um pouco. Não vou citar valores aqui porque parece que é meio controverso o recomendado pela fábrica com o recomendado pela loja. são valores bem distintos e vale seguir talvez pelo oque está escrito no pneu. Mas só pra dar uma ideia, as recomendações vão de 30 psi a 60 psi !!! Uma variação muito alta!


BAGAGEIRO

    Este modelo não tem bagageiro, apenas um pequeno espaço "dentro" do banco, mas cabe muita pouca coisa. Também tem o espaço da segunda bateria que da pra colocar mais algumas coisas. Mas se for fazer compras, leve uma mochila ou esteja preparado pra ficar com sacolas penduradas no braço. Uma coisa que fiz, como fica um vão entre as pernas, foi colocar um suporte de celular no centro do guidão, que serve, além de navegação, com um gancho para pendurar sacolas, é muito prático para quando esqueço a mochila ou tem algo maior pra carregar.

AUTONOMIA

    A autonomia nominal é de 50km. Mas como é recomendado carregar quando ela estiver por volta de 50% de carga então, no geral considero que ela anda 40... 42km (já fiz esse máximo).

    A sensação é que quando já está caindo para 40% você começa a ficar inseguro de andar para qualquer lugar e já quer voltar pra casa o mais rápido que puder. Mas mesmo quando fiz 42km ela ainda tinha uns 30 a 40% de carga. Então é capaz que aceite mais de 50km em uma emergência.

    O ponto é que em morros íngremes o nível da bateria vai cair e assusta um pouco ver o nível caindo para 20% e ficando ali muito tempo. Porém quando volta pra reta ela sobe pra 40% (as vezes 60% dependendo de como estava antes). Enfim, acho que é falta de costume ainda.. .vamos ver se isso muda daqui 1 ano.

    Pelos cálculos que tenho feito recorrentemente, a média de rendimento é de pouco mais de 1h de carga para 10 a 11 km rodados, por exemplo, mesmo quando andei mais de 40 km não cheguei a 4h de carga pra completar a bateria. Mas vi que depende do uso. Se subo mais morros o rendimento pode ser menor (abaixo de 9km e o contrario também, andando mais na reta e em descidas o rendimento chega a 12km)


RECARGA E CUSTO

O custo da carga, para minha região, pelo que pesquisei (faça sua própria pesquisa (DYOR)) é de R$ 1,80 por recarga completa. Porém todas a vezes que recarreguei foi em geral a meia carga (ou seja, deveria sair uns 0,90 por recarga). Carregando o mês todo, todo dia - o que não vai acontecer para o meu caso específico) - ficaria em cerca de 27,00 por mês  -  bem melhor que os 200 reais andando quase nada de carro que eu gastava. Mas ainda não fechei o mês e agora temos bandeira vermelha na conta, então deve subir o preço do KWh. Vamos ver na próxima conta.


SEGURANÇA DO BEM

    Um ponto MUITO NEGATIVO pra mim é a segurança. Até está relativamente tranquilo na minha cidade. Mas não deixo de preocupar quando vou ter que ficar um mais longe e por um período maior de tempo, pois ela até vem com um alarme e trava das rodas, mas ainda achei um sistema relativamente frágil para a malandragem brasileira. Se o cara estiver determinado e com tempo, ele leva. Ainda acho que é mais recomendado não estacionar por muito tempo em vias públicas - mas nem sempre é uma opção. Se o for feito, de preferência estar próximo do campo de visão e audição - o alarme de fábrica é bem BAIXO e pretendo talvez colocar um outro se possível e se realmente achar necessário.

    Sei que é possível contratar seguros, mas ainda não fiz cotações, então não vou saber responder sobre este assunto.

SEGURANÇA NO VEÍCULO

Eu me sinto bem seguro nela de forma geral, até mesmo mais seguro quanto a uma bicicleta. Porém alguns adendos devem ser feitos:

- As vezes me sinto que os outros veículos esperam que eu me comporte como uma moto comum - acho que falta costume dos outros motoristas com esses veículos no trânsito ainda. Por exemplo, uma moto comum sai "cortando" entre os carros ou ultrapassa pela direita. Nessa scooter LENTA (até 32km/h) não faz sentido andar na direita pois os demais veículos sempre serão mais rápidos. Você vai atrapalhar o trânsito. 

Então no geral, ando pelo direita. Se outros carros estão parados em um farol o ideal é respeitar o farol, mas não vejo problema em, com muito cuidado e lentamente passar eles pela direita como uma bicicleta faria. Na regra geral, se estou com dúvida, ajo como uma bicicleta, a qual a velocidade é mais compatível.

SEMPRE, digo, SEMPRE lembre-se que seu veículo não faz quase barulho nenhum então é obrigatório atenção 100% no trânsito ao seu redor, pois é você que vai ter que alertar com a buzina quem não te perceber. e percebi que isso é FREQUENTE. Pedestres atravessando na frente (confiando na audição), pessoas abrindo a porta do carro ( problema que bicicleta tem também), etc...

É necessário atenção redobrada se for atravessar de um lado para outro em vias mais rápida... certifique-se de ter espaço suficiente para atravessar considerando a velocidade máxima que seu veículo tem para fazer a travessia  e sempre respeite a sinalização horizontal pra fazer isso de maneira segura. 

Só pra reforçar, não tenha receio de USAR A BUZINA e retrovisores, nesse tipo de veículo elétrico ela é mais útil até que num carro normal.  Redobre a atenção visual seja uma coruja: enxergue 360 graus!

Como já disse, não é obrigatório mas use um capacete!


ULTIMAS RECOMENDAÇÕES

No meu caso não foi necessário pois já tenho carteira de motorista e dirijo com certa frequência desde então. Mas caso você não tenha, não custa nada dar uma lida ou procurar vídeos no Youtube que falam das regras básicas de trânsito veículos e pedestres. Sabendo dessas regras você diminui MUITO o risco de sofrer acidentes - Pergunte pra qualquer pessoa que é habilitada e respeita as regras se, caso elas tiveram algum acidente não foi porque elas mesmas ou a outra pessoa desrespeitou alguma regra! Podem ter falhas mecânicas, mas mesmo elas, se todos ao redor estiverem respeitando regras, são menos fatais do que onde as pessoas não respeitam.


MINHA EXPERIÊNCIA

    Confesso que estou andando mais que o necessário. Qualquer desculpa pra ir em qualquer lugar saio e, desde que comprei saí TODOS os DIAS. Mas eu já meio que fazia isso com a bicicleta. E conta também o fator "novidade".. e "Brinquedo novo".. to empolgado... Já vi os problemas dela (alguns que citei acima como a parte da "chuva' (como em qualquer moto) e a insegurança que as vezes tenho com a autonomia.. e a perda de velocidade subindo morros (essa já esperada)... enfim... nada disso até agora me fez mudar de ideia da compra.

Mesmo assim não precisei carregar todos os dias já que o percurso mais básico que faço vai dar por volta de 6km a 13km. Mas percebi que é importante se planejar no dia anterior se precisar fazer um percurso mais longo que vá necessitar de mais carga da bateria para mantê-la completa.

Um outro problema (que realmente é pessoal) é que ela não tem o barulho de relé que o carro tem quando você tá dando seta >>> , então infelizmente frequentemente esqueço a seta ligada e isso as vezes atrapalha o trânsito (pessoas esperam que vou atravessar para o outro lado da pista, ou que vou virar mas passo reto)... isso é uma falha minha. Se alguém tiver uma sugestão de como melhorar isso (ou se com o tempo eu melhoro - aceito)... Até pensei em criar algum dispositivo pra fazer barulho quando estiver dando seta... tenho uma ideia de como fazer isso com um básico de eletrônica e programação e sem modificar ela (apenas com dispositivo externo).

Como vi um rapaz no youtube falando (e faço o mesmo), dirijo o mais parecido possível como um carro. Quanto a respeitar as leis , faróis, etc. Não andar na contra mão (como as vezes eu até achava aceitável fazer com a bicicleta em trechos curtos). Ele é um veículo maior e vai atrapalhar o transito, além de que, mesmo para bicicletas, até onde sei, não é permitido nem muito menos recomendado.

A vantagem SUPREMA  pra mim é ser uma espécie de moto sem o barulho irritante da mesma, e logo não faz sentido dirigir como se fosse uma, não só pelo barulho, mas isso de ficar cortando entre os carros, arriscando acertar espelhos retrovisores. Quero tentar fazer questão de que os motoristas não entendam a moto elétrica (scooter neste caso) como uma moto comum. E que temos a tendência maior em respeitar o transito.

Bem. Espero ter coberto diversas dúvidas principalmente se alguém estiver procurando sobre o assunto pela internet e cair nesta página. 

Lembrando mais uma vez que é a minha visão pessoal e apenas sobre este modelo específico.

Até mais!

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