quinta-feira, 14 de março de 2019

Atualização do patrimônio Financeiro R$ 51.210,90 (Fev/2019 e anteriores)

Bem pessoal,  hoje começo a postar minha atualização financeira.. .geralmente vou procurar fazer no começo do mês seguinte, mas como comecei o blog no meio do mês e há registros de meses anteriores posto abaixo como as coisas estão indo...

Tive que preparar um gráfico com dados dos meses anteriores de modo mais consolidado aqui para não me enrolar muito, mas desde quando anoto consistentemente estes são os resultados (olhando as planilhas aqui não entendi porque pulei março e abril de 2018):



 Em números, temos:


          Mês           Total                     %
jan/2018 R$ 32.105,56
fev/2018 R$ 36.498,88 13,68%
mai/2018 R$ 42.313,28 15,93%
jun/2018 R$ 41.868,65 -1,05%
jul/2018 R$ 44.952,48 7,37%
ago/2018 R$ 45.195,51 0,54%
set/2018 R$ 47.179,57 4,39%
out/2018 R$ 42.520,31 -9,88%
nov/2018 R$ 43.342,32 1,93%
dez/2018 R$ 42.800,44 -1,25%
jan/2019 R$ 40.874,52 -4,50%
fev/2019 R$ 51.210,90 25,29%


Dois pontos que acredito merecerem destaque são a transição de set/18 para out/18 (uma queda de 9,87%) e a desse início de ano (jan/19 a fev/19 - alta de  25,28%), ambas tiveram basicamente o mesmo motivo: minha entrada no mercado de day trade de futuros e ações.

Acho que é uma história para um post separado (contar tudo desde o início e etc), mas resumindo aqui quanto a questão dos valores e meses os fatos importantes foram, "Kronoslógicamente":

jul/2018 - Início de operações em Day trade por meio de contas demonstrativas.
ago/2018 - Início de operações em Day trade  na conta real (botando minha pobre graninha na reta).

out/2018 - Maior quebra que tive até hoje no day trade (tive um ganho de cerca de 10 mil dentro de outubro - cerca de 2 semanas de ganhos consecutivos, porém quando veio o "dia de loss", foram 3 dias seguidos somando cerca de 14 a 15 mil de prejuízo - resumindo: má gestão estratégica).

 fev/2019 - Maior mês de ganhos*, com day trade foram cerca de R$ 6mil (que ainda não cobrem todos os prejuizos que tive no day trade - tive algumas outras perdas um pouco significativas nos meses intermediários além dos aportes vindos da minha C/C para poder operar), mas foi um respiro e tanto!
*no fechamento mensal. Em out/18 ganhei +10 mil, mas fechei o mês com -4mil

Esse mês de março infelizmente fiz um dia bem ruim, e perdi cerca de 4mil ... logo, dos 6 que tinha ganhado mês passado devolvi 66% aproximadamente, e já tive um ganho acima de 1000, porém com uma perda igual em outro dia subsequente, que acabaram se anulando... nesse entremeio alguns ganhos menores, mas que pretendo dedicar um outro post para detalhes dessa "#vidadetrader"!

Também preciso destacar que estive de férias desde a metade de fevereiro até a metade de março e meio que abdiquei das minhas férias para dar uma chance e um foco total no trade e só nas férias que consegui operar "certinho" - da forma tradicional: sentando a bunda na cadeira e estudando o mercado, e o mais importante NA PARTE DA MANHÃ. Faz uma diferença absurda dos trades que eu fazia na parte da tarde (mais detalhes em post sobre o assunto).


Bem que eu queria que fosse assim mesmo:
#vidadetrader(termo ironizado no meio, que faz alusão à vida fácil - o clássico "operar mercado na beira da piscina tomando um champagne"!

Os outros ganhos maiores (em percentual) foram de aportes feitos geralmente em meses de entrada do 1/3 de férias, restituição de IR ou (principalmente) PLRs recebidas e algumas diminuições foram por conta de umas viagens que fiz em dezembro e janeiro (que foram um pouco salgadas para o bolso). Desde o início no trade, os aportes que eram mensais foram diretos para operações no mercado, mas com o equilíbrio (de forma geral) que comecei a ter com as operações provavelmente e espero que não precise mais  fazer aportes para operação. Principalmente porque iniciei minha carteira Buy and Hold  esse mês também (só precisa conseguir fazer isso em uma corretora diferente da que opero o trade (pra ela não usar minha carteira como margem de garantia), mas os valores de corretagem estão, em geral, proibitivos para os valores que posso aportar atualmente. Vou levando junto por enquanto.

Falando em carteira e finalizando o post abaixo posto como está HOJE minha carteira (verão que há algumas discrepâncias, mas foi pelas coisas que já ocorreram esse mês, mas que no post de consolidação do mês que vem estarão mais "certinhas":



Parte da diferença está também de dinheiro em espécie (que não depositei pois pretendo usar para consertos no carro - que não incluo como valor patrimonial em minhas planilhas), mas o carro é um popular antigo que tem valor de mais ou menos 10mil, e o saldo em garantia para trade (que trato como se fosse uma empresa - com movimentação e balanços separados da "PF").

Em detalhe o meu início na carteira de ações:


55 ações da ITSA4
35 ações da WEGE3
21 ações da B3SA3

compras feitas em um aporte de aproximadamente R$ 2000,00 e que já vem com um crescimento ótimo desde então (comprei há cerca de uma semana só, já com variação de +3,64%).

Acho que há uma certa "bolha dos 100mil pontos" se instalando na Bovespa atualmente então até não estou tão empolgado com essa alta rentabilidade... mas vale a regra: se cair é sinal pra comprar mais! mês que vem  (se o trade não for traiçoeiro comigo) devo fazer um aporte de 5 mil da atual PLR recebida este mês. Como acabei ficando um tempo sem um fundo de emergências, acabei colocando estes 5 mil no tesouro SELIC (fato que ainda não está nos gráficos acima, e talvez não esteja pois pretendo ter até 30% de ações em minha carteira agora de início. Mas fui um pouco conservador ao priorizar no reestabelecimento do fundo de emergência.

Bem, é muita coisa pra "atualizar" o blog e fazer deste meu pontapé inicial.. em outros posts devo contar como cheguei àqueles 32 mil iniciais... mas foi basicamente na base de trabalho e poupança (desde quando comecei a trabalhar aos 18 - hoje com 30 acho que poderia ter feito muito mais, mas sempre priorizei meu tempo livre ao dinheiro e isso refletiu diretamente nesse resultado).

Um abraço pessoal, espero que estejam gostando do blog  - comentem sempre que puderem!


editado:
Uma última observação que agora que percebi é que não coloquei saldos de conta correntes e valores em Cryptomoedas nas tabelas, mas como disse o valor virá mais exato e consolidado no próximo post.. minha tabela de controle é muito grande e ainda não entendi como consolidar as informações de um jeito mais compacto - talvez precise fazer um grande gráfico de pizza com mais detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário