sábado, 8 de fevereiro de 2020

Resumos do Day-Trade (Janeiro/2020)

    Assim como no patrimônio, meu Day-Trade de Janeiro foi um desastre. O que adiantou as minhas "férias forçadas" como falei no post anterior de fechamento.

Queda curta e rápida.
    Quando fui fazer o fechamento de Janeiro do Day-Trade me assustei com o resultado. Não porque estava negativo. Obviamente eu sabia disso, mas acreditei que tinha respeitado bem próximo o meu limite mensal de operações em contingência e na verdade dobrei esse prejuízo e não percebi.
    
    Mas ao fazer a analise dia-a-dia já lembrei-me do presente de ano novo que tive (e já tinha esquecido): já tinha desrespeitado a "meta de prejuízo" no primeiro dia de trade do ano (no gráfico assim, a linha já começa bem abaixo do zero).

Este mês de fevereiro (que vos escrevo) que queria colocar em prática apenas as novas táticas que estou planejando desde o final de Novembro, já andei fazendo coisas diferentes e comprometendo grande parte. Novamente me vejo forçado a por o pé no freio com as operações para (dessa vez) respeitar o limite máximo caso os trades sejam desfavoráveis daqui pra frente.


Considerações:


Psicológico:

- Tenho estado numa condição de niilismo total (coisa que ainda não havia citado no blog) e isso provavelmente me prejudica em certo ponto de achar que vale a pena seguir minhas novas estratégias a risca e isso tem posto a perder o período necessário de teste (que só se estende) enquanto não respeito corretamente.

Técnica

-  Nem mesmo os leilões de abertura que salvaram o mês passado cheguei a operar e acabei "inventando operações" logo no início do ano, obviamente isso não funcionou nada... nada...

Gestão de Risco

- a gestão de risco também fica extremamente travada neste novo método, é apenas seguida à risca.
- a ideia será apenas aproveitar momentos decisivos do mercado (por exemplo com foram os leilões da Petrobrás) para operações mais ousadas.

Gestão de capital

- Como dito em parágrafos anteriores, não respeitei a gestão e pior que isso: nem vi que estava desrespeitando, mas ao menos não foi com nenhuma grande operação desastrosa.

Maiores aprendizados: 

- Foi um mês bem apagado (essa é a impressão que tenho de final de mês) porque operei apenas uma semana e meia aproximadamente e depois me desliguei completamente do mercado.

Acontecimento(s) do mês:

Ter ficado tanto tempo desligado do mercado, desde os estudos e operações até de notícias do cenário econômico local e mundial. (já devia fazer uns 2 anos diretos nessa "bitolação insana" por informação  - já que começou antes mesmo do trade virar uma prática).


6 comentários:

  1. Meu caro, já acompanho seus resultados há alguns meses e não vejo futuro em ser day trader. Você está na estatística dos 95%. Mude ou o mercado vai continuar te engolindo.

    Ps.: Isto não é uma crítica e sim fato.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai depender um pouco do que você quis dizer com "mudar", mas entendo que quis dizer pra eu desistir do DT. Como disse diversas vezes tenho uma data máxima para me manter nesta escolha e obviamente estou vendo os resultados - negativos - nos números (e o blog faz parte disso - desde o início quis ter o compromisso de ser real e o mais preciso nos valores apresentados).

      Tenho meus pontos e limites definidos, se não chegar a ficar lucrativo até lá, sim vou tentar outras coisas! =)

      Como disse, pela própria natureza de algumas das minhas aplicações não corro um risco total de ruína, e, respeitando meus valores máximos definidos em Out/2019, não chego nem perto disso (ficando com pelo menos mais 1,5 a 2 anos de custos garantidos).

      Mas sou muito gratos pelos comentários neste sentido - ajuda a não cegar completamente em direção a um objetivo sem olhar ao redor.

      Excluir
  2. Acho que o que a pessoa acima quis dizer é que você não está respeitando as próprias regras que criou, se continuar assim, não vai dar certo.
    Respeite sua estratégia, diminua a ansiedade, seu plano tem embasamento e um porquê, siga-o.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto está realmente sendo mais difícil do que eu pensaria que fosse, mas discordo que a pessoa quis dizer isto. Estou com um sério problema de ansiedade, mas acho que trabalhar paralelamente em coisas que gosto está ajudando um pouco (embora tenha apenas começado e não esteja rendendo nada financeiramente ainda).

      Excluir
    2. Sim, sim, mesmo que não rentabilize, pelo menos as coisas que você gosta funcionam como válvulas de escape e lhe ajudam a centrar.
      Lembre-se sempre do plano que traçou e tente segui-lo fielmente. Só mude se ele não trouxer os resultados esperados.

      Excluir
    3. Este mês acho que as coisas estão rumando para isso (vide o post sobre o fechamento dos trades de 07/03/20)!

      Excluir