quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Acho que tomei minha decisão!


Rasguei os papéis (literalmente) de algumas anotações que tinha sobre as estratégias de trade, as operações. Isso parece que significou algo para mim de certo modo.

Apenas para contextualizar, estava eu trocando o sistema de organização que uso para anotações, tarefas a fazer (to-do), lembretes gerais, etc e nisso resolvi centralizar tudo neste app o NOTION e nisto, incluí parte dos meus arquivos em papel.

Cheguei no caderno de anotações de trades, estratégias, mercados... estava lotado de informações que utilizava momentaneamente, mas nunca mais voltava a consultar - por fim, passando e analisando folha a folha fui tirando e rasgando cada uma com informação inútil ou desatualizada... foram apenas 30 minutos, mas após esse período não sobrou NENHUMA folha do que tinha anotado.

Ou eram conhecimentos que já estavam bem registrados, ou anotações de tentativas desastrosas de estratégias diversas, enfim. Da última estratégia (que não funcionou exatamente do jeito que eu queria), mas em contrapartida era a mais 'segura' para se operar, tenho tudo já em formato digital e se precisar retomar, certamente vou começar daí e não do zero.

Ainda tenho um caderno com estudos gerais e básicos como os que já citei em outras postagens aqui e estas manterei para consultar se voltar a operar em um futuro.

Mas enfim, essa terapia de rasgar papel me fez refletir que não estou mais no "clima" de voltar a operar, que não estou nem mesmo com 'cabeça para isso' visto que estou com uma matéria na faculdade que vai ocupar 80% do meu tempo nos próximos 2 meses: Processamento Digital de Sinais (matéria do cão!!). Essa matéria inclusive me faz sentir a pessoa mais burra do universo...

E enfim a decisão é que, para botar outras coisas em ordem, ficarei sem operar até o final do ano. Esse tempo ainda incerto de pandemia me faz pensar em deixar de colocar ovos nessa cesta tão arriscada que é o Day-Trade. Ainda estou aberto a voltar, mas agora o prazo para isso será um pouco mais longínquo. 

10 comentários:

  1. Uso o Notion pra organização faz uns 6 meses já, ele é excelente, muitos layout, muitas personalização, bem prático.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada dia que uso acho o melhor App de todos para organização de tudo! Faço propaganda de graça! Só me preocupo um pouco ainda com a segurança (embora eles garantem um sistema altamente seguro), mas por hora vou evitando colocar informação sensível nele. Mas é TOP!

      Excluir
  2. Vai malhar ou correr
    Ajuda a relaxar, pensar e ter novas ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levei uma carcada do médico por conta do sedentarismo no qual estava entrando e deve fazer uns 15 dias mais ou menos que estou bem mais ativo me exercitando todos os dias. Tem me ajudado muito mesmo!

      Excluir
  3. Acho que você reparou o que todo investidor repara depois do seu primeiro ano, desde que participou do podcast com o srif365 eu passo no seu blog para ver como anda, ao meu ver não foi uma receita muito boa de lá pra cá, mas nada como viver algumas coisas para mudar os nossos pensamentos, algumas pessoas falavam de consistência e esses papos de quem opera day trade mas no final não vale o esforço. Não compensa o estresse. No final o quanto antes se conformar com o que dá dinheiro é o trabalho e que investimento é como olhar a grama crescer, fica mais fácil de levar a vida. Foque na saúde e desenvolvimento pessoal, você é novo e esperto, com o tempo recupera isso e busca novos objetivos. O importante é envelhecer bem para aproveitar as regalias que terá após trilhar esse caminho de investidor. Pode parecer ruim mas quem sabe o seu filho ou o seu neto não precise passar por um caminho tão longo. Espero que tudo melhore por aí e que você obtenha sucesso na sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço as palavras! Na verdade vejo sim como algo possível, mas no momento me faltou ter capital disponível para manter a persistência (acredito que é algo que se consegue com tempo e capital disponível e para mim faltou uma dessas coisas). Claro, com responsabilidade pois como podem ver nos meus fechamentos mensais ainda tenho dinheiro que poderia colocar no trade, mas não posso comprometer outras coisas na minha vida - como por exemplo a faculdade que estou fazendo - ou mais importante ainda, esse período de liberdade que estou experienciando pra botar as coisas no lugar (psicologicamente falando).

      Excluir
  4. Olá KT, acompanho sua jornada sempre aqui... E acredito que vc faz bem, dê o máximo de atenção a facul e depois quando tiver tempo, e se quiser, volte ao trade! Ou ajuste as velas para uma nova modalidade de se investir... Hoje as coisas mudam tão rápido não é! Enfim, sucesso no que se empenhar a fazer, seja o melhor naquilo... abs, meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vaçleu a pena o foco na facu. Hoje formado e trabalhando na area, mesmo que ainda nao ganhando muito, mas iniciando o caminho.

      Excluir
  5. Acho que agora é o pior momento para se operar. Especialmente para aprender e conseguir viver disso. Tá tudo super volátil e incerto, para um iniciante isso deve pesar muito no lado psicologicamente, realmente acredito não ser o melhor momento pra tomar atitudes definitivas.
    Lá no início da pandemia comecei encarando a situação como "2020 acabou", mas a verdade é que está sendo um ano repleto de aprendizado. Não acabou, nada. Só não está mantendo a roda do sistema girando daquela maneira fluida e tóxica que estamos habituadas.
    Aprendi muita coisa esse ano, foi quase como uma folga forçada para todos nós para encararmos nossa vida e darmos atenção à nossa vida de verdade, que não é nem o trabalho, nem o dinheiro, mas as experiências e companhias que temos.

    Beixos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tendo uma experiência muito parecida com o que descreveu, tenho cuidado mais do meu psicológico como nunca fiz na minha vida e tendo experiências de auto análise muito novas - mesmo que algumas não muito positivas - mas ao menos diferentes e que certamente irão me ajudar a crescer como pessoa! Que esteja indo tudo bem com você também!

      Excluir