Sim , foi coincidência e quase que destino, pois retirei o dinheiro por uma necessidade maior de liquidez (por questões de saúde).
Algo que aumenta mais ainda a coincidência foi que tentei fazer o saque cerca de uma semana antes (onde os preços estavam ótimos também), mas não consegui: perdi todos meus acessos de autenticação via 2FA por conta de ter dado defeito no meu celular antigo.
Consegui resolver isto de vários modos:
Na "corretora" aqui do Brasil, consegui facilmente enviando uma documentação necessária para isso.
Em "corretoras" estrangeiras, tinha um tipo de "trava" de tempo para liberarem o acesso sem o 2FA, e para que eu pudesse refazê-lo.
Agora, teve uma específica que passei sufoco! E era onde estava a maior parte do dinheiro em ETHER:
Primeiro, não consegui o acesso pelo 2FA, depois procurei na net e vi relatos que o reboot de 2FA deles estava com problemas para todo mundo
Segundo, me apareceu uma mensagem de "trava" assim como na corretora anterior, que foi basicamente essa semana que esperei... e quando voltei NADA também.
Terceiro: o outro método de recuperação (através de uma senha extra) não funcionava.
Quarto (e o que começou a resolver o problema): tive que fazer o "recovery" da carteira. Pra quem não está habituado com cripto moedas é como se você "abandonasse" sua carteira antiga (è todo seu acesso a essa carteira) e recuperasse os valores dessa carteira em uma carteira nova. Isso é feito geralmente através de palavras-chave (uma sequência grande delas).
Consegui fazer essa recuperação de carteira, e quando finalmente consegui ver meus fundos....
...tinha lá 2 dólares! em bitcoin cash.... imagina o susto que levei!
Pesquisa vai pesquisa vem... descobri que na época em que fiz a transação para Ether, usei uma carteira privada e justamente o endereço dela é meio que "oculto" no sistema dessa corretora (por questões de segurança o acesso a essa carteira é mais 'restrito'.
Enfim achei o número da depósito carteira e pesquisei em um banco de transações de ether ... vi que o saldo ainda estava nela. (uffa)... porém ela ainda não aparecia na minha carteira.
Para mais um golpe de coincidência nessa história, acabou a energia aqui em casa por uns 5 minutos... (foram 5 minutos de terror rsrs - não sabia o que tinha acontecido com a minha carteira e ainda não tinha conseguido resgatar o dinheiro)...
Por fim a energia voltou... corri para continuar a investigação na nova carteira criada e, acho que por algum delay na conversão da carteira antiga para a nova, FINALMENTE, estava lá meus 0.5 ETHERs..... aleluia.... amém...
Depois que apareceu aí foi mais tranquilo... fiz as devidas transações para a "corretora" brasileira e por fim o resgate para conta bancária...
No Liquido... tive, por conta dessa SEMANA travada um lucro de cerca de 3 mil reais!!! e poucas horas depois se iniciou a queda 'vertiginosa' em que estão as criptos. Nesse momento a Iota caiu cerca de 25% aproximadamente ( tinha metade das minhas criptos em Iota) e fiz resgate também. o BTC uma queda grande e o Ether ainda segurou uns dias, mas começou a queda também.
Ainda fiquei com um pouco de criptos, mas como disse, por necessidade acabei tirando bastante. Devo dar mais detalhes dos números no próximo fechamento.
Foi uma montanha russa, mas deu certo - e mais certo do que esperava!
PS: pra quem ficou na dúvida, os 2 dólares de BTC Cash veio de um 'fork' que aconteceu a ano atrás e a corretora global simplesmente me 'deu' esse BTC Cash (acho que pra incentivar a compra), mas não interessei na época.
Aconteceu algo comigo em uns FII, tive que vender uma posição em janeiro de 2020 o qual só fui recomprar la pra abril. Já o medo de perder acesso as criptos é algo complicado, é preciso uma reeducação nesse quesito (tomar medidas de segurança/back ups)
ResponderExcluirSim. Considero que a medida mais importante é ter as palavras chaves para recuperação de carteira: já tive que fazer isso 2x, e já me deu muita dor de cabeça não ter as palavras chaves da primeira vez... na verdade eu tinha, mas estavam 'mal armazenadas' e tive que deduzir partes de algumas palavras e tal... E é bom, se for uma quantidade considerável, ter a carteira física (em papel mesmo).
ExcluirQue corretoras você usa?
ResponderExcluirEasynvest
Excluir