quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Atualização do Patrimônio Financeiro - Nov. 2023 (R$18.418,60 -28,74% ou -5,75%/mês)

 

boom
O tempo passou DE NOVO...

    Mais um longo hiato. E de tempos negativos.


    Não vou nem tentar me questionar detalhadamente onde gastei 7 mil reais em 5 meses - continuo com o mal hábito de não anotar as coisas!

    Posso lembrar de algumas coisas pontuais mais caras como: manutenção do carro (cerca de 1700,00),  Precisei gastar com vestimentas, cerca de 500,00 (pode ter certeza que realmente precisei - é um dos gastos que menos gosto de fazer). E comprei uns acessórios de informática um pouco mais caros também (cerca de 700 reais)... Só aí, morreu por volta de 3000,00. os outros 4 mil devem ter sido com contas da casa + alimentação (ainda continuo (NOVAMENTE) gastando muito aqui.. e não é  caro por causa da qualidade, mas sim por quantidade). 

    Emendando aqui, quanto a qualidade de vida, parece também repetição do último post: último mês foi bom e regular em exercícios físicos, mas na última semana chutei o balde de novo e tenho que recomeçar pela milésima vez.

    Um novo gasto também que percebi (e fica aqui um ALERTA para eu mesmo) foi com jogos lotéricos. Percebi que devido a situação que passo pessoalmente, pairou um desespero em acreditar que eu poderia ter a sorte de ser 1 em 3 milhões a ter a sorte (estatística ridícula, mas percebi que o desespero me cegou neste último mês especificamente). Esse gasto tenho mais ou menos anotado: cerca de 200 reais, sendo que em premiações recuperei cerca de uns 80 reais aproximadamente, logicamente - reinvestido dentro desses 200,00. Pretendo não fazer nenhum jogo até o final do ano pra ter certeza de que isso não está se tornando um vício. Digo isso, porque eu até jogava de vez em quando, mas era coisa de 6~10 reais a cada 2 ou 3 meses ou mais. Logo, essa quantidade absurda acendeu um alerta. 

    Sim, foi por desespero... preciso levantar um dinheiro rápido e já sei (sempre soube) que é idiotice achar que vai ganhar na loteria (é ofensivo para minha formação ignorar a matemática), e quanto ao Trade, sei que é a pior ideia possível entrar em operações com o psicológico já abalado como premissa (então nem cheguei perto da bolsa).

[Parece contraditório dizer que não faço controle dos gastos... mas digo realmente marcando e anotando. De forma geral tenho uma noção de quanto gasto, embora eu tenha percebido que o cartão de crédito tem me atrapalhado a ter essa noção às vezes]

    Tentei forçando mais horas de trabalho no dia, mas não consegui pegar mais projetos extras pra fazer já que tenho que desembolsar um dinheiro pra conseguir esses projetos... Não fosse a burrice, poderia ter desembolsado o valor que usei na loteria.

Bem, vamos finalmente para o fechamento.

 Fechamento

  O resultado deste período foi uma baixa de R$ 7428,46 em comparação ao último fechamento, com baixa de 28,74% Fechando em R$ 18.418,60.

 Consideremos essa baixa distribuída nesses 5 meses ficando então, com uma média mais realista de: -5,75% por mês.

Continuo com a maior parte na SELIC, usando ela como reserva de emergência (e gastando esta reserva, infelizmente, vigorosamente). Mas mesmo gastando, calculei uma lucratividade de cerca de 500,00 reais em um dos papéis da SELIC (tenho 2025 e 2029) o que deu uma segurada.

Outra pequena surpresa foram as criptos que deram cerca de 200,00 de lucro (é quase +25% do que tenho investido atualmente). Então foi sim uma surpresa (percentualmente falando - para 5 meses). 

Uma novidade (RUIM) deste fechamento é que ele inclui saldos negativos de cartão de crédito (a pagar). É a primeira vez, desde que registro aqui que tenho usado o cartão de maneira relevante.  Cerca de -1000,00 neste saldo apresentado, já é de dívida a pagar este mês no cartão de crédito (mais problemas com o carro...).

E, bem,  acho que é isso.









10 comentários:

  1. Sempre digo o psicológico é tão ou mais importante que a matemática , eu que tomo remédio pra ansiedade ainda tenho crises de vez em quando imagino o que passa uma pessoa sem tratamento...Mas é isso boa sorte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já fui diagnosticado com princípio de depressão. Aparentemente superei, pois foi um momento bem complicado.

      Excluir
  2. https://padrepauloricardo.org/blog/aquele-caixao-vazio-era-para-mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diversas composições musicais de réquiens são obras que aprecio muito, sobretudo os de: Pendericki, Mozart(o mais popular sem dúvida) e o de Verdi.

      Quanto ao texto, ultimamente venho não vendo sentido na espiritualidade em geral. Mas uma mensagem que tenho tentado levar para minhas questões pessoais (muito além do blog e que acredito ter relação com o texto que você me enviou) é a ser e buscar ser honesto e sincero, mesmo quando é duro dizer ou ouvir. Talvez essa seja, mesmo que torta, minha forma pessoal de espiritualidade.

      Excluir
    2. sem espiritualidade real nao há fim para a ansiedade humana

      Excluir
    3. Há ainda de se entender qual é realidade sobre a espiritualidade. Não sei se filósofos concordam o que pode ser uma espiritualidade "absoluta".

      Excluir
    4. gosto de olavo de carvalho, mas nenhum filosofo morreu e ressuscitou ou salvará minha alma do inferno depois de minha morte

      Excluir
    5. Já sou mais da linha de Nietzsche

      Excluir
    6. Nietzsche = nunca li, mas nao sei até onde a sífilis ferrou com a cabeca dele.
      de toda sorte, ele viveu uma vida ruim demais

      Excluir