sexta-feira, 3 de maio de 2024

US$ 10k !!! Atualização Financeira - Mai. 2024 (R$ 54.211,73 +21.74%)

Olá pessoal! Vindo para mais um fechamento mensal e comprovando na pele o que dizem:

"No início não é sobre rendimento, é sobre APORTE!" 

Meio ruim pensar nisso, mas é como podemos aumentar o bolo no começo e ir tendo paciência enquanto o crescimento puramente pela renda não vem tão forte.

Mas não estou reclamando da renda em si porque  até que foram bons resultados. Eu só não estou entendendo exatamente de onde veio o alto rendimento da renda fixa. Acredito que pode ter sido algum erro de lançamento do fechamento anterior, mas infelizmente, no modo como faço o controle não consegui fazer essa confirmação.

Bem vamos aos números e alguns detalhes/curiosidades:

Fechamento

O resultado deste mês foi um aumento no valor de R$ 9.681,55 (21.74%) em comparação ao último fechamento. Resultando em R$ 54.211,73.

Um valor muito acima do que eu esperava e, fazendo  com que ultrapassássemos, até com uma pequena folga, a marca de 10 mil dólares!!!  (no valor exato de hoje: US$ 10.687,38).

Ainda não decidi 100% sobre o que expus no post passado quando a divisão dos investimentos mas, neste mês ficamos com essa configuração:

ABRIL/2024
Renda Fixa: 83%
Ações: 2,5%
FIIs: 5%
Cryptos: 9,5%

MAIO/2024
Renda Fixa: 74,45% (-10,30%)
Ações: 4,92%            (+96,8%)
FIIs: 4,94%                (-1,2%)
Cryptos: 15,69%       (+65,16%)

Ainda não fica definido para qual das opções do post passado estou indo, mas as ações já estariam perto da 2ª opção, mas ainda estou visando a Opção 1. Poderia ter forçado um pouco mais as metas para as Cryptos, mas ainda acho que o mercado possa cair durante o ano, então vou fazendo os aportes aos poucos mesmo, para aproveitar preços médios caso isso ocorra. Mas só hoje peguei um crescimento de 50 dólares na minha carteira. embora já conte que não deve durar muito.

Ações
Bem, na bolsa de valores, praticamente dobrei a posição voltando para uma ação que sempre gostei de ter no portfólio (Itaúsa) ITSA4, não é cara e ao mesmo tempo sempre achei segura. Além disso aumentei um pouco mais a posição em  (Banco do Brasil) BBAS3. Um empresa que nunca vi ter prejuízo operacional,  mesmo que tenha seus altos e baixos, no final das contas também é uma empresa bem sólida. Ainda estou pensando se volto a comprar B3SA3 (o que vocês têm achado desta?). Nas polêmicas temos MGLU4 (que me deu +37% sem aportes) neste mês, mas que obviamente não arrisco colocar muito aporte nela) e  o mesmo para OIBR3 (+15,87 também sem aportes).

FIIs

Sigo no mesmo, fiz um aporte adicional na HGLG11, mas foi mais pra "arredondar" a quantidade de ações", nas outras posições continua o mesmo, sem muitas novidades e sem muitos movimentos.

Renda Fixa

Aqui há um mistério... acho pouco provável que fiz um aporte de R$2000 reais  em Tesouro Direto e não lembro... ou então fiz o fechamento antes desse aporte ( o que está parecendo mais provável, já que talvez estava em liquidação quando fiz o fechamento)... mas enfim, em números absolutos  tive uma alta de 9,16% que foi bem vinda para a quebra de meta dos $10k.

Crypto

Aumentei substancialmente o investimento (65% a mais), mas não só em aporte. No geral foi um mês razoável para crypto apesar dos balanços do mercado no halving.

Foi um momento para me reposicionar. Tenho algumas cryptos a mais de 8 anos, mas em pequenos valores no geral. Durante o mês acabei fazendo alguns aportes me posicionando em algumas cryptos adicionais e no aporte principal apenas reforcei minhas posições em algumas delas, além de me posicionar em cryptos maiores também.

Hoje no portfólio tenho 29 diferentes cryptos. Mas obviamente não igualmente distribuídas. Aproximadamente 90% (Risco Alto) estão em poucas moedas mais fortes (e onde consigo fazer algum rendimento extra por staking ou outros meios) e os outros 10% (Risco Extremo) divididos nas demais. Para dar alguns nomes aos bois: BTC, BNB, ETH, SOL, WIF, OMNI estão entre os principais nomes.


Bem, vou ficando por aqui.

Obrigado pelo pessoal que está sempre acompanhando o blog! Percebi que postar aqui me motiva a fazer os fechamentos. E ter leitores motiva a continuidade da existência do blog.

2 comentários:

  1. "No início não é sobre rendimento, é sobre APORTE!"
    Assino embaixo. É inútil ser um gênio dos investimentos se você tem pouco capital. Não vou dizer que é inútil investir com pouco, pois o habito é importante e todo mundo (que não é herdeiro) começa com pouco, mas os resultados que mudam a sua vida exigem tempo, e paciência para esperar o bolo crescer.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso apenas de meios pra esse bolo crescer mais rápido se ainda quiser bater a meta do blog.

      Excluir