quarta-feira, 5 de junho de 2024

Atualização Financeira - Jun. 2024 (R$ 63.424,42 +17%)

 Olá pessoal tudo certo?

Vamos hoje para um novo fechamento mensal. Preciso tirar umas dúvidas no final do post, então caso você saiba como me ajudar ficarei grato também!

Este mês o aporte foi menor, mas o rendimento foi maior... claro que não posso contar com isso todo mês, mas um dos maiores responsáveis por isso foram as Cryptos! Quem está posicionado sabe como o mercado está se movimentando depois do Halving. Lateral em alguns pontos e bem altista em outros (detalho mais em baixo). 

Mas bem , vamos aos detalhes do fechamento:

O resultado deste mês foi um aumento no valor de R$ 9.212,69 (16.99%) em comparação ao último fechamento. Resultando em R$ 63.424,42.

Novamente uma ótima surpresa! Como eu contava com os aportes principalmente, não esperava essa alta significativa.

No geral o Tesouro Direto rendeu (+0,85%)
Enquanto a Bolsa em Geral me deu prejuízo (Ações~ -2,6% FIIs ~ - 3,05%)
Agora as Cryptos, como citei antes, salvaram o mês retornando pra mim cerca de 42% de lucro.

Ainda sobre as Cryptos, uma pena eu não ter me posicionado de forma maior em algumas delas pois teve uma que sozinha teve avanço de +95%  e outra já contabilizando +125% (sim, no mês), Além da Ethereum que tenho um pouco (+30,07%). Apenas uma das criptos fechou negativo (-11%), mas o valor que tenho nela é menos de 30 reais. outras renderam entre 5 a 15 % e, tendo volume maior nelas acabaram puxando a média para baixo (se é que podemos falar que 42% é 'para baixo' rsrs.

Quanto a divisão da carteira, ficamos assim (o rendimento inesperado das cryptos acabou dando até uma desbalanceada do previsto):

MAIO/2024
Categoria: Perc. da carteira (aumento relativo)
Renda Fixa: 74,45% (-10,30%)
Ações: 4,92%            (+96,8%)
FIIs: 4,94%                (-1,2%)
Cryptos: 15,69%       (+65,16%)

JUNHO/2024
Categoria: Perc. da carteira (aumento relativo aprox.)
Renda Fixa: 67%     (-19,40%) 
Ações: 4,03%            (-18,29%)
FIIs: 5,54%                (+11,74%)
Cryptos: 23,44%       (+49,27%)


[AJUDA]

Estou para comprar meu primeiro imóvel! Consegui uma condição muito boa e não quero perder a oportunidade. A principal dessas condições é que vou poder pagar o imóvel sem precisar financiar, e basicamente com 0% de juros e ainda TALVEZ sem correção monetária! É uma oportunidade realmente única. Já visitei o imóvel e gostei (não muito por ser apartamento, mas penso que no futuro posso vendê-lo) então acho que de qualquer jeito isso integraria muito bem meu patrimônio. Claro que ainda terão os custos de transferência de nome e etc, mas acho que o restante da reserva de emergência dá.. se não der, eu ainda estou para vender meu carro então talvez esse valor cubra também, embora não sei quando e SE vou conseguir vender meu carro.

As únicas questões relativas a isso e, que tenho dúvidas são:

1) Para dar a entrada vou precisar usar minha reserva de emergência, estou tentando negociar para usar cerca de 70% a 80%, mas talvez chegue a 95% dela. e não ficar totalmente descapitalizado na reserva. (Assim que começar a pagar, ainda vou conseguir separar algum valor mínimo para voltar a restituí-la o mais rápido possível, embora creio que vá demorar muito ainda pra chegar ao valor atual). Minha dúvida quanto a isso é : Isso é um bom uso da reserva de emergência? 

2) Como contabilizo este imóvel como patrimônio? - Assim que eu assinar o contrato já posso considerar o valor total do imóvel como patrimônio? Por exemplo, para os fechamentos aqui? Ou conto como patrimônio o valor que já terei pago no imóvel até o mês vigente?
PS: fazendo uma pesquisa, pelo que entendi, na verdade meu patrimônio ficaria NEGATIVO no tamanho da dívida - o restante dos investimentos ... mas achei estranho isso... no meu caso iria ficar quase 200 mil reais negativos... está correto isso?


Obrigado a quem acompanha aqui... e, agora os próximos capítulos começam a ficar interessantes... Talvez o mês que vem, já no próximo fechamento já estarei morando na casa nova... veremos...

2 comentários:

  1. 1 - Só você pode dizer se esse é um bom uso da reserva. Eu em 16 anos nunca precisei da minha reserva para uma emergência, mas eu tenho a vida mais estável do que a média. Usei a reserva para comprar um carro, o que eu fiz foi inflar ela enquanto pensava em comprar o carro e recompo-la o mais rápido possível depois.
    2 - Eu não contabilizo meu imóvel como patrimônio, pelo menos não o primeiro, pois eu moro nele, talvez para quem tenha mais imóveis faça sentido. Uma dívida eu sempre contabilizaria, pois é muito diferente a situação de quem tem um imóvel quitado do que quem tem um imóvel em que foi paga apenas uma pequena parte.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda fiquei meio na duvida...

      Não pretendo liquidar todos investimentos dando a entrada no imovel (sobretudo os de renda variavel)... entao teoricamente meu patrimonio ira desses 63k positivos para mais de 180k negativos... (?) . Assim da ate medo de comprar o imovel, mesmo tendo tecnicamente uma boa oportunidade de negócio.

      Excluir