sexta-feira, 14 de junho de 2024

O Kronos vai voltar a ser trader?

 Essa semana estive pensando em algumas oportunidades de trading que tenho visto no mundo das cripto moedas, e estive pensando se valeria a pena ou não voltar a fazer trades.

Esse mercado tem uma vantagem bem grande para o trading que é a alta volatilidade e o crescente market cap que, desde o seu surgimento tem crescido em números astronômicos todos os anos, ou seja, de forma geral, com moedas confiadas por corretoras (famosas exchanges) é bem seguro dizer que toda moeda nova terá um momento de  ascensão, até hoje não vi nenhuma na qual o primeiro candle não seja altista e, com a volatilidade, sempre são alterações que vão de 10% a 20000%( em casos raros, mas já vi acontecendo ao vivo), sendo que a média que tenho observado é de 80% a 4000%, novamente, é apenas a visão que eu particularmente tive.

Claro que por ser um mercado extremamente arriscado não é algo que se possa colocar muito dinheiro para trade, mas tem também uma pequena (entre muitas aspas) """vantagem"""  que é a de não ter saldo devedor no final da operação desde que você não opere 'vendido' (em short), o que, até onde entendi, TALVEZ seja, de certa forma, ilegal no Brasil (especificamente com criptomoedas) - mas ao mesmo tempo que é supostamente ilegal, também há ZERO meios de fiscalização até o momento... então não sei se algo pode ser considerado ilegal se não é fiscalizado. De todo modo nem recomendo operações assim pois aí você perde a tal vantagem.

Falando em ilegalidade, também (isso tenho mais certeza), é ilegal operar futuros de criptomoedas  - diversas corretoras alertam da ilegalidade no Brasil e inclusive barram essa prática (talvez a pessoa só consiga usando VPN ou algo do tipo).

---

Falando sobre mim nesse mercado de trading de cryptos, vinha avaliando pegar  um pequeno percentual do meu salário para isso todo mês, algo do tipo (0,2%~0,5%) e ir fazendo testes pra ver na prática se há diferenças para o mercado de operações tradicionais em bolsa de valores - fiz UMA operação e já já conto como foi, mas antes...

Tenho duas visões sobre isto.

Swing Trade - Operações que são carregadas para o dia seguinte: aqui há uma vantagem enorme em relação as operações de futuros na bolsa tradicional... é apenas como se você operasse 24h por dia... as "bolsas" de crypto não fecham, logo, é manter ma posição única ao longo do período que você determinar ou até obter o lucro esperado da operação (ou stop loss).

Scalping - Aqui são micro operações... pode ser de poucos segundos, a até alguns poucos minutos. Tem duas observações que consigo fazer aqui: (1) uma é que frequentemente você estará operando contra robôs então acho pouco viável operações muitíssimo curtas... frequentemente você vai perder só pela oscilação... você precisa aguardar um momento  de estabilização, essa sim, pode ser de poucos segundos, dentro de uma janela de minutos parapoder abrir/fechar uma operação. (2) Outra observação é que você realmente precisa de operações que estão em grande volatilidade para compensar... essas operações, nas criptos são realmente loucas... podem oscilar até 100%, 200%, 300% em 1 ou 2 minutos, então é realmente interessante observar por um tempo o comportamento para escolher o lugar de entrar, pois depois disso o ponto de saída pode vir bem rápido ou demorar uma dezena de minutos ou mais...


Minha operação:

Entrei na intenção de fazer scalping de uma moeda que estava com uma oscilação absurda.. cada tick 10%  de alta ou de baixa, porém vi que ela vinha graficamente numa tendência de alta ... no entanto, qual era a minha confiança de entrar em uam moeda que, no momento estava já com alta de 1000% (sim, 1000% redondos) ainda mais sabendo que números redondos sempre mexem com o psicológico.. acabei desistindo de entrar nesta mesmo querendo buscar apenas o 5 a 10% ali... 
Resultado, continuei observando e vi a moeda saltar de 1000% para 1200% em cerca de 5 minutos (e eu perdendo 5 minutos da minha vida vendo aqui rsrs)

Pouco depois vi uma segunda moeda como um ganho mais modesto ( por volta de 100%)... entrei buscando 10% a mais ali, sim entrei na operação! E como sempre.. você entra e a moeda começa a cair ..90%... 80%... 75%....


Mas como a ideia realmente é era suportar essas oscilações fui aguardando e vi que moeda ficar por pelo menos uns 5 a 10 minutos ( não lembro mais exatamente, mas pareceu uma eternidade) oscilando entre 80% e 90% ... a partir dali já mudei de ideia quanto ao TP (take profit) e já setei para um valor buscando apenas sair da operação pelo menos pagando as taxas da rede... (+1% já era o suficiente)..

Deixei ali no automático... não deu uns 3 minutos a moeda pegou minha operação.. são no "lucro" de 1%  (na verdade 0% porque foi a taxa paga mais ou menos) e fechei o broker.

Uns minutos depois fui observar e a moeda estava chegando nos 110%, 112% ... teria feito meu TP com um pouco mais de paciência.

A questão aqui foi me auto observar e ver meus sentimentos quanto ao trading.. .se eu teria sentimentos de ganância, de confiança, coragem, medo... e no final percebi que, em certo ponto estava bem mais tranquilo do que antigamente, mas obviamente, pelo meu relato se percebe que o medo prevaleceu, já que abri mão da meta apenas para voltar com o mesmo dinheiro que coloquei na operação.

Logo, por conta disso estou me observando e pensando ainda se devo ou não tentar essas operações curtas... .buscando pouco lucro mesmo, e tentando conhecer como esse mercado reage. Mas uam coisa já posso garantir... as movimentações e comportamentos do mercado são completamente diferentes da bolsa, até mesmo se comparado aos mini contratos de futuros da B3... é muito mais agressivo e veloz o que pode ser vantajoso na questão de lucro e volume de operação, mas que pode acabar sendo mais psicologicamente difícil de lidar em situações de prejuízo.

Como citei acima, pensei na visão do swing trade, mas depois disso eu já percebi que moedas muito movimentadas no início são prejuízo certo em swing trade.. ao menos pensando em uma visão de operar em poucos dias ou até mesmo semanas.. neste caso vi pouquíssimas cryptos que performaram bem após poucos dias, digo mais, após o primeiro dia. No geral elas ficam em baixa por muitíssimos dias depois e algumas voltam a crescer como foi o caso de uma crypto específica na Binance (quem acompanha deve saber de qual estou falando).


Enfim, não estou decidido ainda, mas talvez aguarde uma próxima oportunidade para me por a prova... como não tive prejuízo nessa operação curta que fiz, ainda tenho o capital destinado para isto neste mês.







Nenhum comentário:

Postar um comentário