quarta-feira, 3 de julho de 2024

Mais sobre a (futura?) casa nova...

Tudo bem pessoal?

    Sim, este mês vamos atrasar o fechamento um pouco mais que o normal porque preciso avaliar bem onde investir. Por motivos pessoais não vou poder fazer muita estripulia em renda variável (queria aportar 100% em RV este mês pra ser sincero -  os preços estão ótimos!), mas vou precisar de liquidez nos meses seguintes se realmente for fechar o negócio da casa que comentei em neste post anterior.

    Também realmente estou preocupado com a baixa das criptos, acredito que terão um impacto forte pois estou tomando uma ré de  cerca de 500 dólares (hoje, cerca de R$ 2700,00). Teoricamente, uma ótima oportunidade de fazer preço médio e comprar mais, porém, não vou poder investir muito em R.V. como já citei.


    Falando sobre a casa que estou pra comprar (agora, talvez não), infelizmente o negócio não fechou este mês pois o imóvel estava com algumas complicações jurídicas das quais eu estava razoavelmente ciente. Porém, embora eu veja que não foi má intenção do vendedor, pois ele foi até muito amigável com a outra parte... mas a decisão de negociação que ele fez me atrapalhou, pois não faria sentido eu entrar no imóvel no momento, já que ele vai ter que passar por obras ( que eu já tinha concordado em fazer por minha conta mesmo já que as condições de pagamento são ótimas (como citei aqui). Ele meio que concordou com a empresa que não entregou uma obra lá,  de dar mais 60 dias úteis para eles entregarem e com isso encerrar o processo.


    O problema, do meu lado, é que ele vai incluir o valor da obra no preço que ele tinha me feito antes e, na verdade é uma reforma que eu faria diferente do que ele quer fazer - embora eu quis dar algumas idéias pra que ficasse do jeito que eu pretendia fazer pelo menos, ele meio que não aceitou e eu preferi não insistir.

    O risco que ele corre agora é de eu não gostar e não querer fechar mais o negócio - muito embora a oportunidade seja tão boa que penso em relevar isso, porque mesmo que eu tenha que quebrar tudo e montar de novo ainda ficaria mais barato que fazer uma negociação comum com pagamento de financiamento.

---

    E não é só isso. Há outra questão, também jurídica, que é o nome no imóvel. Ele "ACHOU" que não precisava transferir o nome do imóvel para o herdeiro do mesmo antes de vender. Porém, como também não entendo muito disso fui procurar saber diretamente no cartório de imóveis, e lá me confirmaram que seria impossível vender o imóvel ainda em nome de pessoa falecida.

    Como comentei no post anterior que já citei aqui, é uma pessoa próxima, então conheço bem a pessoa pra botar a mão no fogo de que não foi má intencionada. O ponto foi bem o fato de que deve ter tido a intensão de economizar nos impostos quando foi feito o inventário e realmente acreditar que isso não seria um problema futuro. Mas enfim.. só vou fechar negócio se estiver 100% tudo alinhado e, no momento, não é mais um problema meu resolver esta parte. Ele me disse que está vendo com um corretor de confiança sobre isto, mas ainda não teve retorno.

A única coisa que deixei claro com ele é que só fecho negócio se estiver 100% dentro da lei. Agora fica a critério dele também manter o negócio ou não (embora vejo que não há pressa da parte dele em vender o imóvel.. então talvez eu fique à mercê disto.

---

Com isso, voltamos ao tópico inicial deste post... talvez eu deva não contar tanto com este negócio e sim, aproveitar o mercado em baixa pra fazer aportes mais generosos em renda variável e Crypto e, se depois ele resolver as questões jurídicas, dizer para, desta vez, ele esperar que minhas condições de pagamento melhorem novamente  - A.K.A: patrimônio voltar ao normal e aumentar um pouco mais a Renda Fixa pra compensar o impacto da entrada que vou dar no imóvel. Posso até, neste meio tempo, pra segurar a negociação, "prometer" (e cumprir) uma entrada um pouco maior caso os investimentos saiam do limbo neste meio tempo.


Resumindo: sem casa talvez até o final do ano, mas vamos ver se temos alguma surpresa boa. Enquanto isso é engordar a galinha e tentar manter a sanidade com essas quedas do mercado.


Só pra fechar: fica aqui meu protesto contra a taxação dos FIIs. SIM é taxação no investidor final travestido de taxação do fundo, à lá taxação da blusinha da Shein "na fonte". Mesma coisa.. estão ESCONDENDO o imposto do povo travestido de taxação nas empresas.

No caso das taxações na importação, se querem igualdade e competitividade porque não TIRAM o imposto das empresas Brasileiras? Aliás. isso sim é solução pra um monte de coisa... desde redução da taxa de desemprego até o aquecimento do mercado nacional de forma geral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário