quarta-feira, 20 de março de 2019

A trajetória de um aspirante a Day Trader #01 - só um pouquinho (prometo) de background...


Vou só contar um pouco sobre minha breve história no mercado de capitais (não sou analista nem nada do tipo... minha história como Pessoa Física sem conhecimento inicial nenhum!)

Também quero ir logo aos números, então teremos isto no próximo post (devo demorar um pouco mais pra postar pois preciso organizar os prints das planilhas).


Bem, continuado o post anterior...

Mercado Financeiro - do início

Conheci o mercado há um bom tempo, na época do Folha Invest, mas bem antes deles encerrarem (pelo que vi pelo link). Aprendi um pouco sobre o básico da bolsa lá - como comprar e vender, o que são lotes cheio/ fracionário, ações ON / PN e nesse tempo nem tive contato com derivativos.

Cheguei a participar do simulador deles em que comprávamos e vendíamos ações tendo como início um capital de 100 mil reais e era uma competição no qual os melhores ganhavam uma visita à Bovespa. Não vou me alongar sobre isso, porque se bem me lembro depois de uns 3 meses já nem me interessava mais por esse assunto, acabei focando em uns projetos de hobbies pessoais (com eletrônica) e bastante na música (sou técnico e graduado em piano há alguns anos).

Esse período citado foi por volta de 2008, tava no meu primeiro emprego e à essa altura queria juntar uns 5 mil pra pensar em colocar na bolsa, mas nesse meio tempo precisei construir dois cômodos nesta mesma casa de onde vos falo  e moro até hoje e com isso foram, na época uns 3500,00 de minhas economias de um salário de uns 400 reais. (mais ou menos o mínimo da época).

Foi um longo hiato sem pensar em Mercado financeiro. Vendo uma coisinha ou outra alí, mas no plano de fundo sempre aquele pensamento de que o mercado é pra gente com muito dinheiro e que estava longe disso. Em 2016 comecei a investir no Tesouro Direto  - até hoje a melhor decisão que tomei financeiramente pois vi a diferença,  que eu digo, absurda, de rendimento para com a poupança e com isso alguns CDBs na corretora  pensando já num médio prazo.. (hoje tenho na carteira CDBs com um bom rating de 128% do CDI ... deve estar mais fácil achar isso hoje, mas lembro que quando comecei  achava com muita dificuldade uns de 110/115 % se não me engano.

Lá para julho do passado (2018) conheci um amigo de um primo meu que estava operando apenas na bolsa há 3 anos - fulltime como day trader, mas que começou, apenas neste começo de 4º ano, a ter resultados positivos e consistentes. Ainda na época eram resultados negativos consistentes segundo ele. E desde esse dia que o conheci  abri uma conta em uma corretora onde a corretagem estava extremamente baixa e que depois veio a zerar e comecei com a conta demo que citei no post anterior.

Um mês depois, vendo que tinha aprendido a lidar com a plataforma e tendo estudado muito (mesmo em um mês apenas)  sobre  mercado futuro e inicialmente apenas análise gráfica (de uma maneira obsessiva até), resolvi entrar no trade de cabeça e experimentar as sensações (que muitos diziam  - diferentes) que o mercado acaba trazendo quando se coloca o dinheiro em risco.  
Por sensações, não digo "com prazer", mas no sentido da diferença entre o trade de conta demonstrativa e o trade de conta real. No começo não senti diferença alguma pois operava com a mesma seriedade no trade demonstrativo, mas depois a coisa foi ficando tensa e se tornando números (feios e vermelhos no excel).

No próximo post sobre trade falarei e mostrarei meus números nestes 8 meses de day trade... espero que a questão do post anterior (os -7088,00) esteja resolvido já pois estou começando a pagar juros pelo rombo (e que vou recorrer desses juros também uma vez que estou pagando eles por conta de erros na corretora - só espero que as provas que consegui coletar sejam suficientes para comprovação dos erros) e que tenha meu reembolso (que pelas minhas contas não deve ser integral).

Estou fazendo faculdade (Engenharia - nada a ver com música né...) e vou estar meio apertado essa semana pra postar aqui... mas conforme algumas coisas forem acontecendo  vou atualizando aqui. Pretendo abrir para outros assuntos também  - dentro das finanças - e há muito o que se falar - embora meu conhecimento ainda seja pouco sobre toda essa grandiosidade que é o mercado.

Até!

4 comentários:

  1. Oi Kronos!
    Legal seu blog, eu ando pensando nisso de day trade, mas não sei se teria a disciplina e o sangue frio para saber levar... no máximo um swing trade acho que conseguiria, mas como atualmente a situação tá caótica, nem posso me organizar pra isso, hahha.
    Bem vindo, sucesso e te add no blogroll!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disciplina realmente é um ponto crítico para se aprender a lidar. Não ser 'mão de alface' pra não esperar a meta de ganho e saber aceitar as perdas até onde foi determinado. A disciplina é, de longe, muito mais difícil que aprender e estudar técnicas e habilidades.

      Excluir
  2. Olá KT,

    Legal sua história. Estou fora de trade. Muito risco.
    Você trabalha como músico? Eu não sei tocar piano, mas acho um instrumento muito bonito.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou assumindo, desde a última semana, uma postura diferente e ousada quanto ao que ando vendo por aí. Além de que, creio eu, entendi rápido que ninguém tem a 'formula do trade' e se acaso alguém tiver, não vai sair por aí distribuindo em curso.

      Quanto à música, estou um pouco afastado desta que é minha paixão, há uns 2 anos, cheguei a trabalhar como professor e tenho curso superior, mas não trabalho com música no momento (e estou enferrujando inclusive... =( )

      Excluir