sexta-feira, 19 de julho de 2019

Imagine... a world with no money need...

...faltou essa frase na música do Jonh Lennon?


Imagino sim, o tanto de experiências que poderiam ser sentidas pelas pessoas, mas também percebi isto como inviável enquanto houver necessidade das pessoas trabalharem em coisas que não gostam.

Neste sentido acredito que a tecnologia está sendo e pode ser a virada de chave da humanidade, mas ainda assim temos o fator "homo-sapiens-sapiens"... o desejo de ser maior e estar acima dos outros, de ter mais que os outros (apenas pelo ter), o desejo pelo poder... Isso pode inviabilizar até mesmo os benefícios que a tecnologia poderia nos trazer na questão da qualidade de vida.

Quando penso (e eu acredito que 99% das pessoas da finansfera) em alcançar a IF, é algo pessoal e não para "ser maior que outra pessoa", "ter mais posses que outra pessoa"... Acredito que a idéia aqui é pensar no próprio bem estar e sempre que possível (e houve a condição propícia) fazer ações que ajudem as outras pessoas, sejam em necessidades, sejam no seu crescimento... as vezes nem se precisa de dinheiro para isso: um conselho, uma palavra... mas: o foco nunca é ser "mais" ou "maior" que ninguém.

O Projeto Vênus é algo bem semelhante com esse pensamento

As pessoas trabalhariam nos projetos que querem e porque querem, pelo tempo que querem... quem não quiser trabalhar, tudo bem também. Hoje há quem pense em se vai ter o que comer até o final do dia, neste mundo ideal, com certeza não haveria uma pessoa sem alimento, moradia e o lazer que lhe fizer mais bem.

Imagino (literalmente apenas imaginar mesmo) um mundo assim, mas acho pouco provável que, se acontecer, será ainda na minha geração.

K.T.

2 comentários:

  1. No começo da época que acompanhava o Pobretão eu ficava com a mentalidade de volta por cima , impressionar os amigos e família tipo coisa de filme , mas com o passar do tempo vi que é um objetivo bem vazio, hoje o que me brilha os olhos é a liberdade que a IF proporciona ainda mais no meu caso solteiro sem filhos núcleo familiar pequeno pouca responsabilidade por outras pessoas .
    abraço

    ResponderExcluir