segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Resumos do Day-Trade (Julho/2019) e Full Day-Trader com esse resultado?

Mês tenso e gráfico "feio", mas no último respiro, um resultado positivo (ao menos sem prejuízos)
Psicológico:

- O destaque quanto ao psicológico nestes mês foi para a atitude após essa queda enorme na exata metade do mês (duas operações, uma dia de operação incorreta e depois seguida de dois losses cheios). Fiquei abalado no momento (e até acho que devia não ter operado no dia seguinte) por não ter seguido a tática na primeira operação e por isso o loss se estendeu.
- Em seguida tirei alguns dias para "respirar" e entender quais foram os problemas  ( e até mesmo colocar a tática em cheque, mas que, com simulações ao longo destes dias sem operações reais se converteram positivas.
- A finalização do mês no positivo trouxe um ar de confiança e positividade quanto a minha capacidade de focar em uma meta ou objetivo. Agora é pegar este sentimento em prol de resultados cada vez mais lucrativos.
- Neste mês fica mais forte ainda a sensação de que "o trabalho está me atrapalhando a fazer os trades" - uma vez que a falta de foco e a ocupação do melhor horário de mercado (conforme tenho constatado estatística/empiricamente nas simulações de mercado) tem sido fator relevante na hora de operar retomando algumas perdas ou mesmo  fazendo "estoque de Gains".

Técnica

-Nos últimos dias do mês adicionei uma nova tática ao meu leque de modelos de operações (que desenvolvi fazendo diversos testes diariamente no módulo de simulações) e era exatamente o que estava faltando, uma técnica para operar em momentos de movimento lateralizado, até então ficava fora de operações, mesmo que estes momentos se estendessem por horas (quando consegui operar). Em Julho mesmo devo ter conseguido colocar em prática uma ou duas vezes nos últimos dois dias, mas agora, em Agosto, já está funcionando com assertividade melhor que a da tática principal, (mas ainda há pouco histórico em conta real).

Gestão de Risco

- Ainda em estudos e tentativas a diminuição de risco no Loss Cheio. Há também abertura para novas possibilidade de extinguir definitivamente a segunda entrada aumentando o SL com a primeira entrada apenas, fragmentar mais as entradas com menos contratos por entrada ou ainda outras alternativas a serem testadas (também preciso de tempo para focar nestes testes e estudos).

- Na nova tática, estou utilizando o risco cheio da operação básica pois demanda movimentos rápidos que facilmente podem romper Stops muito curtos. Nessa nova tática também é estritamente necessária uma segunda entrada, dando margem até para estudos futuros de uma terceira e/ou quarta  entrada (talvez dividindo o número de contratos cheios entre estas 3 ou 4 entradas).

Gestão de capital

- Fui colocado a teste este mês e acredito que, se não agi da melhor forma possível, fiz o melhor que pude na gestão de capital pois evitei novo aporte neste mês:
- Colocando a cabeça no lugar - e para não precisar fazer mais aportes até o final de Julho - para operar, diminui o número de contratos e fui me recuperando aos poucos entre Gains e Losses, acabei fechando positivo. (só  que aproximadamente R$ 40,00!)

-  O lucro de Junho (aproximadamente 400,00) foi destinado à conta da "Empresa Trader" como no mês passado. E obviamente, como este mês não pagou nem a plataforma, não deverão haver aportes referentes ao mês de Julho.

Maiores aprendizados: 

- Conseguir gerir o risco sem nenhuma alteração psicológica após uma grande queda.
- Utilização da simulação de forma ativa na criação de novas oportunidades no mercado.

Acontecimento(s) do mês:

- Novamente destaco o desenvolvimento da nova tática que tem trazido bons resultados (tive até aquele momento "Eureka!")


Para Agosto/19 - Full Day-Trade?


Continuo seguindo as premissas apontadas  neste post, onde explico a estratégia de forma bem geral.

Mas obviamente não consegui completamente o resultado almejado no mês passado (um "salário" que ao menos pague as contas) - parece que foi até pra ficar indefinido mesmo  - já que acabou não culminando em nenhuma das duas situações que sugeri no final deste mesmo post.

Então como fica?

Bem tem um fator externo que é a oportunidade de sair do emprego atual meu com algum acordo e neste caso, ainda considero indefinida essa possibilidade e, somado à indefinição do resultado final de Julho/19 ficamos ainda com as demais possibilidades de meses para sair (Agosto a Outubro, como já havia definido desde junho), sendo, hoje, o mais provável em Outubro. Mas, continua a mesma meta do mês anterior.

Como dito, a decisão já está tomada apenas a data que ainda carece de exatidão.

K.T.

4 comentários:

  1. Realmente o psicológico é fundamental, saber não operar ou reconhecer quando está cansado e não operar é algo que estou trabalhando em mim e acredito que estou evoluindo bem, mas é muito difícil mesmo.
    Como o mercado possui vários "momentos" ter técnicas diversas para operar de acordo com o viés de mercado é essencial, parabéns!
    Sucesso nas operações, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em praticamente todas entrevistas com traders pessoa física, que já assisti, colocam o psicológico até como principal fator.
      Valeu!

      Excluir
  2. Kronos

    Um velho que queira entender um pouco de day trade ou swing trader. O que recomenda? Estou pensando um adquirir algum curso.

    valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, sinceramente não fiz nenhum tipo de curso precisamente (e não recomendo nenhum ao menos que você realmente não tenha habilidade para ser auto-didata). Já programei um post em que falo mais sobre isso, mas para iniciar, recomendo utilizar uma conta de demonstração (toda corretora tem pelo menos uma plataforma com conta "demo" e ter tempo de tela para entender movimentos gerais que o mercado faz. Em paralelo a isso, é bom >estudar< (como achar melhor: curso, vídeos, livros) que tratem sobre o básico de análise gráfica, price action e tape reading. Após isso, no meu entendimento, é o mercado que vai fazendo a "maturação" do trader. Procure saber também sobre os tipos de situações "psicológicas" que podem ocorrer durante (principalmente) o day-trade.

      Excluir