segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Resumos do Day-Trade (Outubro/2019) - Mudanças e preocupações


O trade deste mês apesar do Loss, foi equillbrado (sem problemas graves). O porém deste mês foi, como vinha dizendo nos últimos posts, a parte psicológica que afetou não só o trade, mas toda minha vida .

Um resultado feio, mas na minha opinião justificável.
Este resultado também ocorreu por conta de uma limitação que me impus após ter pedido para sair do meu emprego público, não coloquei dinheiro a mais para operar e com isso o final do mês teve operações com Gains e Losses muito menores que a média até a metade inicial do mês (80% do loss final), ou seja, com o operacional normal, provavelmente teria sido um mês de 0x0.

Considerações:


Psicológico:

- Totalmente devastado, com início de depressão a única coisa que deveria ter percebido é que não estava em boas condições para operar.
- Espero talvez levar isso como lição daqui pra frente, uma vez que há muito tempo não ficava assim e fui pego de surpresa, mas graças a minha decisão consegui ao menos escapar de ter que começar a tomar remédios (sem renda fixa, mas sem depressão... acho que a troca foi razoável desde que essa insegurança e preocupação que estou sentindo ainda não seja o motivo para iniciar uma nova depressão).
- Ainda me adaptando com a nova rotina e ajustando meus horários no mercado. Espero ter tudo "no ponto" e organizado até o dia 11 (dia que defini para oficializar minha retomada forte no mercado (tanto que ainda vou até com algum capital mais "ajustado" ao mês passado até chegar lá).

Técnica

-  A técnica utilizada foi basicamente a mesma, porém confesso que fiz algumas tentativas para aprimorar a técnica principal, mas que não foram efetivas (diminuiu o tamanho do Loss por operação, no entanto, aumentaram a quantidade de losses). Acredito que seja questão de calibrar  melhor mão e entradas.


Gestão de Risco

- Ficou comprometida pelo "teste" em conta real das modificações que tentei fazer na técnica principal que utilizo. Já não comecei bem este mês de Novembro (em que escrevo o post) e por isso, devo voltar à técnica que já vinha funcionando melhor desde Abril.

Gestão de capital

- Como já citei, apenas usei o capital restante de setembro e do início de Outubro e apenas aportei  o valor padrão mensal (para poder voltar à mão normal de operação) agora, no início de Novembro.
- Outro ponto é que agora, sem a renda fixa, terei que ter (já devia ter antes, mas não estava tendo cabeça para isso) um controle mais preciso das entradas.

Maiores aprendizados: 

- Conseguir não fazer besteira (a.k.a: tentar recuperar valores perdidos) em um só dia.
- No entanto isso não prejudicou a busca de metas já que eu coloquei uma meta mínima dentro dos valores negativos uma vez que não podia aumentar a mão, elevando muito, assim, o risco;(não queria fechar com mais que R$1000,00 negativos até o final do mês)e consegui, com certa maestria, alcançar essa meta a tempo terminando com R$ -940,00 líquidos aproximadamente. (foi um valor bom uma vez que tive que buscar mais de 300,00 com lotes mínimos (1 ou 2 contratos no WDO).

Acontecimento(s) do mês:

- Saí do emprego, estou Full Day-Trade.


Daqui pra frente, só novidades, espero que, boas!

6 comentários:

  1. Que bom que está colocando seus limites e não entrando de cabeça como se não houvesse amanhã. Já tentou dar uma estudada em meditação, quem sabe pode te ajudar (oh eu dando pitaco!). Deve ser difícil, mas tente ter algum tipo de lazer que fuja do mercado, pra vc ter um tempinho off!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso descobrir algum meio de meditação que eu realmente consiga fazer por um bom tempo, nunca consegui mais que 3 dias seguidos geralmente aquela de 'perceber a respiração' ou mesmo algumas meditações guiadas.

      Estou fazendo natação e isso tem sido muito bom para espairecer do mercado.

      Obrigado pelo comentário e pelas dicas!

      Excluir
  2. Olá, K.T.
    Minha meta (ainda para esse ano) é entrar na R.V. Parabéns pelo equilíbrio, parece que o meio das ações é meio tenso, né?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ações é bem mais tranquilo! A tensão aqui é por conta dos derivativos! Vai firme que é tudo de bom!

      (Depois que vc trabalha com derivativos, Buy and Hold no mercado a vista dá uma sensação de renda fixa, rsrs)

      Excluir
  3. Olá, KT.

    Eu acho que não conseguiria ter uma vida de trader. A pessoa tem que ter muita cabeça fria.
    Desejo que tudo ocorra bem com seus traders.
    Você já leu o livro "REMINISCÊNCIAS DE UM ESPECULADOR FINANCEIRO"?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje (6/11 - leilão do pré-sal) foi dia de ter sangue frio mesmo rsrs - mas foi dia de Gain! rs

      Já ouvi falar muito de Livermore (inclusive, se não estou mal de memória fala dele no "Axiomas de Zurique") ou li algum outro livro pincelando a história, mas este eu não cheguei a ler e pela pesquisa rápida que dei aqui é meio que uma biografia dele não é? Vou providencia-lo para leitura, obrigado pela dica!

      Excluir