quinta-feira, 21 de maio de 2020

Day-Trader não trabalha

eu ia escrever um palavrão no lugar do POUCO, mas mudei de ideia.
Talvez eu faça um post em breve falando de como tem sido minha rotina (ou a falta dela) algum dia.

Mas tenham certeza: nunca trabalhei tanto na vida (em horas por semana) - muito embora eu tenha demorado para admitir isso para mim mesmo e isso também envolve algumas atividades que não são diretas do trade, mas que advém por conta do próprio risco da atividade.

Finalmente acredito que dei valor ao esforço que tenho feito ao longo desses 1 ano e meio de trade, à todo estresse, à todos desaforos que ouvi, a todo desanimo e falta de crença em mim mesmo (que o trade potencializou: algo que eu já tinha antes e talvez ainda tenha).

Enfim, é cedo em falar que vou dar certo nisto, mas pelo menos neste ponto exato posso dizer para mim mesmo - a despeito do que outros me disseram e dirão, a despeito de não dar certo no futuro, ou mesmo de dar certo - que está valendo a pena a caminhada.


Mais ou menos isso


Não estou falando do financeiro - no ponto em que está sendo publicado isto eu provavelmente estarei com meu resultado geral negativo - mas finalmente percebi que entrei nisso acreditando em mim e me esforçando de fato (mesmo que eu não estivesse dando valor aos esforços).

Tem muito mais que sentar na cadeira e clicar - muita organização, muito estudo, muita planilha (tem sido um ótimo estágio em Excel Avançado). Virando noites pensando em estratégias e a parte maçante e provavelmente uns 85% de todo esse tempo: o famigerado backtest e testes ao vivo (com e sem dinheiro em conta). 

Soma-se a isso os outros 14% de muito estudo ao vivo, busca de informações de mercado, análise estatística, probabilidade e  vamos dar 1% para os cliques...

Veja, a decisão final de comprar e/ou vender na hora certa/errada é 1% de tudo.

Sei que devem ter inúmeras abordagens e maneiras de ser um day-trader (de sucesso ou não), mas este é o meu posicionamento pessoal e minha impressão pessoal e em nenhum momento estou dizendo que fui/sou bem sucedido nisso. Podemos pensar em falar sobre isso quando e SE eu chegar ao menos no meu 0x0 geral que, infelizmente, garanto que estou bem longe disso.

Obrigado a todos que acompanha e leem o blog, tem feito seu papel de me manter neste caminho (tortuoso e que deixei ainda mais com minhas decisões) na busca da I.F. 

14 comentários:

  1. Só pra quem tem estômago e resiliência mesmo. Aos que não tem (como eu), só resta o sossego e monotonia do buy and hold em ETFs e renda fixa, rsrsrs.

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que toda área do mercado financeiro (inclusive CLT) tem seus momentos de estômago e resiliência. Por exemplo, meus estômago não suportou o ultimo trabalho, que foi quando comecei a ter crises de gastrite que curaram "magicamente" assim que saí de lá.

      Excluir
  2. Não sou trader (já brinquei de ser) mas já li alguns livros sobre o assunto: living of trader, day-trader realidade sem mimimi e outros. Sem dúvida essa vida não é fácil e não devia ser divulgada como se fosse poucos clicks na orla da praia de manhã e pronto, o resto do dia é pra você. É uma das profissões que mais estou admirando ultimamente pela garra, disciplina, persistência e o mais importante, inteligencia emocional que os profissionais precisam pra desempenhar bem. Apensar de ser uma profissão bela aos meus olhos, é muito traiçoeira, amaldiçoada e ilusória, já que as estatísticas não metem e muitos entram com a ilusão do lucro sem ter 10% da capacidade que precisa pra se dar bem.

    Acho que já falei muita merda, resumindo: continua firme aí que vai da certo. Todo trader de sucesso perde dinheiro, mas eles perdem aos pouquinhos, NÃO perca aos montões rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os maiores erros foram realmente as vezes que perdi aos montões. Você me deu uma idéia de um post com o balanço entre quanto perdi em dias normais e quanto perdi em dias de "montões". Infelizmente acredito que 80% do que perdi devo ter perdido em 15 dias de mais de 300 operados... Sim, é uma estatística trágica. Mas vou fazer as contas certinho e abrir os números aqui ainda. Fiquei triste com uma reflexão que fiz esses dias relacionando com o primeiro post, talvez faça um texto sobre essa reflexão também. Vamos ver. Obrigado por acompanhar o blog!

      Excluir
    2. Sigo firme no acompanhamento. Fico na espera do post dos balanços ou das reflexões. Até!

      Excluir
  3. Kronos to lendo seu blog a uns 2 meses, vendo sua saga de tentar virar um profissional de day trade. Estou nessa tentativa a 1 e pouco e cada dia é pior, de maneira nenhuma quero te desincentivar, ate por que para explicar tudo que aconteceu comigo e etcs vai dar um texto grande. Meu ponto e que a gente estuda tanta coisa como Palex,Andre Machado,Analistas do youtube,grupo do Facebook que tem vários indicadores feitos,e não muda o fato da sorte ser um fator gigante nessa área. Desejo tudo de bom pra você amigo e se você se puder vamo conversar e se ajudar essa empreitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Pedro, ia ser massa vc contar a sua história. Seja por um blog pessoal (que ajuda a desestressar também) ou você enviando para alguém publicar.

      Excluir
    2. Pedro, estou num momento realmente bem difícil e chegando ao meu limite financeiro para operar, mas como pode observar na série que fiz "#TradersDeYoutube" nunca confiei em analistas, sobretudo que vendem cursos. Sempre achei desonesto o modo como eles apresentam os resultados (e nós como daytraders do dia a dia tendemos muito a fazer isso - mostrar MUITO quando vamos bem e bem pouco ou quase nada quando vamos mal, acho que deve ser algo instintivo e até pra se auto incentivar). Por isso até que resolvi colocar meus resultados mensais aqui, pois sendo bons ou ruins estão expostos para que eu mesmo me lembre do caminho que trilho e, se não for um bom caminho vou saber o porque, se eu continuar, vou saber o porque e se eu desistir, também saberei.
      Concordo com o "Escola para Investidores", poderia fazer um blog simples pra ir colocando como está indo, nem que seja para você mesmo. Ajuda no compromisso de sempre olhar a realidade.

      Excluir
  4. Fala KT, blz?

    Sei bem como se sente, abandonei a profissão pra me dedicar 100% aos estudos e ao Blog.

    Como já disse aqui, os cornos das binárias transformaram o Trading em uma profissão considerada jogador de apostas.

    O profissional sério trabalha horas e horas e estuda muito antes de abrir uma posição, admiro sua consistencia e coragem de operar no mercado em crise.

    Força cara.

    Abraço, IR FINANÇAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para minha estratégia atual, à princípio a crise não faz diferença nas operações e por isso opero até tranquilo. O que tem atrapalhado é o tamanho dos movimentos o que faz muitas operações praticamente se transformarem em Scalp. Mas não muda o modo de forma geral. Um mês que foi atípico À estratégia foi Maio. Mas no outros o que aforam justamente operações fora da estratégia (na tentativa de pegar oportunidades extras - que foram sim, prejuízo extras)

      Excluir
  5. Caramba isso não dá mais trabalho do que trabalhar em um emprego que vc não gosta não? Boa sorte ai. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AA40, pra você ver que meu problema não é o tanto de trabalho, mas estar satisfeito com o que faço. Mas infelizmente cada mês que passa tem-se complicado a manutenção no trade.

      Excluir