quarta-feira, 24 de abril de 2024

Passado de Investimentos

Disclaimer: para iniciar gostaria de dizer que isso é um post de duas partes, os assuntos em si são diferentes, mas tem uma certa conexão. Foi escrito para um post só mas decidi dividir já que acabam tratando de diferentes assuntos de forma geral.


Nesta primeira parte faço uma breve retrospectiva sobre como lidei com investimentos nos últimos quase 20 anos: 

Passado de Investimentos

Lembro que invisto desde o meu primeiro centavo, mas surpreendentemente nunca saí do lugar, sempre precisei consumir minhas reservas ao longo do caminho e vejo que algumas coisas ocorreram para que isso fosse assim:

  • dificuldade de conseguir um trabalho mais rapidamente, 
  • fazer uma construção ou reparo emergencial na casa ou carro (já já explico sobre a reserva)
  • day-trade
  • depressão
São alguns pontos que consigo observar ao longo dessas décadas que me fizeram ficar estagnado, mesmo investindo sempre por quase 20 anos.

Um ponto é que mesmo investindo em diversos tipos de investimentos, desde sempre parece que todo o meu investimento era apenas uma grande reserva de emergência, sempre que eu precisava (nestas situações acima - exceto o day-trade (já dei detalhes em outros posts sobre isso) - eu consumia o patrimônio.


Com isso, acredito que talvez eu precise criar algum tipo de organização na minha carteira que nunca tive, para talvez ter mais noção  não apenas de reservas, mas outras coisas como, onde e quando devo investir de forma a manter a carteira balanceada.

De forma geral fui investimento muito na 'sentimento do mercado', mais no sentido de: ações estão "em promoção: compro, não estão: vou pra Renda Fixa. Essa era minha regra.

Agora pretendo ser mais detalhista já que desde o final do ano passado, mas mais fortemente este ano, resolvi colocar criptos como ativos de maior importância na minha carteira e tenho um perfil extremamente arrojado e disposto a riscos para o longo prazo.

O problema  é que esse perfil muitas vezes não se alinhou com a minha realidade que era (e talvez ainda seja) a insegurança financeira, tenho uma ansiedade quase que crônica de sempre achar que uma hora vou perder o emprego, ficar meses ou anos sem conseguir trabalho e dilacerar meus investimentos. Acho que tenho motivo pra isso, pois foi assim que sempre ocorreu.

Não sei se fazer esta organização de carteira vai me ajudar a ser mais disciplinado e melhor direcionado nos meus investimentos, até mesmo porque estou perdendo diversas oportunidades de Renda Fixa em CDBs porque estou em um momento em que preciso de muita liquidez... e aí vem de novo aquela comparação de que "todo meu investimento é uma grande reserva de emergência". Tenho medo ( e estou em uma situação de vida atual) na qual posso precisar de todo o valor de uma só vez - talvez eu precisa começar resolvendo por este ponto.

No próximo post, em continuação a este, vou falar um pouco sobre as minhas ideias de como distribuir minha carteira, assim como mostrar em que ponto ela está atualmente... até breve!

2 comentários:

  1. Sempre tive pra mim que a vida deve ser balanceada por inteira, ou seja, a vida financeira faz parte de um todo maior.
    Quem tem emprego e fonte de renda estáveis, por exemplo um funcionário concursado, pode se arriscar mais no mercado financeiro, com criptos ou ações mais arriscadas.
    Quem tem uma fonte de renda mais incerta, profissionais liberais e empreendedores, devem ser mais conservadores nos investimentos, pois eles já correr riscos (e tem possibilidades de ganhos) maiores em suas profissões.
    Já ouviu a expressão "não sei caminhar e já quero correr"? É normal ficarmos ansiosos e querer aproveitar as várias oportunidades do mercado financeiro, mas devemos fazer uma leitura honesta da nossa própria situação e possibilidades, sob pena de assumir mais risco do que conseguimos lidar e acabar em um ciclo vicioso de tomar risco, e não ter a oportunidade de ver esse risco virar lucro por turbulências no caminho.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo muita gente que não consegue 'tankar' o risco por aspectos psicológicos. Talvez por ter lidado com day-trade anteriormente, riscos de uma carteira Buy & Hold não me afetam psicologicamente. O meu problema sempre foi as condições externas ao financeiro para que eu não conseguisse manter essa disciplina por um prazo mais longo por realmente precisar do dinheiro e não ter outra fonte.

      Excluir