terça-feira, 26 de março de 2019

Meus (nada) queridos números vermelhos! - A trajetória de um aspirante a Day Trader #02

Conforme havia comentado, vou postar um panorama geral dos meus resultados no day trade até hoje.

Apenas como um "preview". tenho a dizer que aqui estão os resultados gerais e líquidos por tanto estão incluidas operações em indice, mini índice, dolar e mini dolar futuros e alguns papéis a vista: PETR, BBAS, CSNA, GFSA, VALE... entre outras. Sendo que 98% das minhas operações são nos futuros citados. E além das operações estão inclusos todos os custos (exceto IR uma vez que ainda estou com saldo geral negativo, não devo IR ao governo).

Vou dar essa geral nos números e em outros posts, se achar necessário, ou alguém pedir nos comentários posso detalhar algo.

Temos então os resultados mensais em 2018:

Day trade 2018

Como já falei, em outubro tive o melhor e o pior mês do day trade (talvez o pior seja suplantado por março/2019 dependendo de uma análise ainda pendente na corretora).

Dezembro foi um mês de comemoração pois foi meu primeiro mês positivo (e foi até rápido), mas como nem tudo são flores, aí vão os resultados de 2019 até hoje:

Day trade 2019
Em janeiro fechei negativo, mas foi um negativo extremamente controlado, diria até que esperado, nuito embora jamais se deseje isso, mas se fosse para colocar como uma "perda natural" de acordo com o modo como operei, isso seria a média. E isso baseado nos ganhos de fevereiro (que até hoje foi o melhor mês) fechando acima de 4 mil positivos - tendo operado, em fevereiro, apenas a metade final do mês devido a minha entrada de férias.

Em números

Mas o destaque fica para março/19 (operei até a metade do mês - final das férias) onde estava tudo sob controle (em LOSS (perda), mas baixa, até que dei de cara com o erro de plataforma/corretora que me tirou aproximadamente de 7 a 8 mil reais em uma operação que ficou indevidademente aberta (está em processo de análise junto a ouvidoria da corretora).

Confesso que um erro que fiz foi estar com esse dinheiro na corretora uma vez que meu pior LOSS dentro do planejamento não ultrapassaria R$ 1mil - então até hoje me pergunto: porque cargas d'água tinha 8 mil na conta se não precisava? ...
Minha resposta (esfarrapada, mas honesta) é que ter  um valor na conta que fique longe dos valores das oscilações aceitas dá uma certa tranquilidade para operar, selecionar com calma pontos de entrada, etc... tanto que, não tivesse acontecido a falha na corretora, eu teria stopado (encerrado a operação com um loss de 500 a 1000, ficando com saldo positivo ainda de 250,00 reais, (pois já estava operando positivo devido a estratégia adotada.

***Um acontecimento extra-mercado, foi o fato de que semana passada bati o carro e os consertos e reparos totais (meus e do carro que bati na traseira) ficaram em quase 2 mil reais... já ia me lamentar de não ter seguro, mas a franquia calculada estava em 2300,00.. nem compensaria acionar...

Como podem ver março começou e vai fechar negro por aqui.. o fechamento mensal vai mostrar o estrago (da batida do carro e maior ainda se não conseguir reaver meu dinheiro com a corretora - embora se alegarem que não há motivo para ressarcimento ainda vou recorrer à CVM se for cabível - mas isso já é outra novela)...

Como disse em outro post, não sinto pelo dinheiro em si, mas pelo distanciamento que isso traz da minha IF - Considerando que só em março o resultado de -12k (trade e carro) equivale a -23% do meu patrimônio indo embora - isso equivale a totalidade da minha reserva de emergência - que precisarei reconstruir.




Por fim, mês negativo a vista - totalmente previso na renda variável alavancada... mas dessa vez a ré veio bem forte.

Kronos T.

4 comentários:

  1. Largue dessa vida de day trader meu caro. Seja um investidor kkk. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre olhando no longo prazo também! Considero essas perdas atuais como custo de aprendizado - e para o mês de abril e maio estes custos vão começar a tender pra baixo conforme meus planejamentos.

      Obrigado pelo comentário - até marquei como ideia para outro post futuro!

      Abraço!

      Excluir
  2. Só com muito sangue frio pra levar essa vida de trader... boa sorte!

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No day trade a questão é tratar o dinheiro como uma ferramenta de trabalho, isso acaba exigindo um pouco menos de sangue frio (mas de fato acho que só nesses últimos 2 meses que consegui tratar dessa maneira).

      Excluir