quarta-feira, 15 de abril de 2020

A importância da Técnica no meu trabalho

Confesso que demorou, demorou mais de um ano, talvez mais ara perceber que não é só a alavancagem que vai trazer rendimentos no day-trade.

É fácil seguir gurus e falar que "A disciplina é a chave do trade" ou "Quando você for disciplinado você será um vencedor!" ... dá até asco esse tipo de mensagem (e até me perdoem se em algum post antigo eu tenha passado algum tipo de mensagem assim).

Acho que hoje podemos verificar esse embate entre os que dão opinião e entre os que fazem um trabalho técnico de verdade vendo essa polêmica com o ministro Mandetta e esse sai / não sai que nosso presidente da república tenta (e conseguiu) engatar como discussão central. (espero que essa informação já não esteja datada)

Faço esse exemplo, para dizer que só percebi agora (e posso descobrir estar errado futuramente) que o day-trade é lucrativo quando feito de forma técnica e organizada.

Quantas vezes falei aqui em ter estratégias, operacionais e métodos? Muitas! E falo até hoje. Porém acredito que eu não entendia exatamente o que era ter de fato essas estratégias de forma séria e realmente calculada e não apenas como um "achismo" de que ia dar certo.

Agora falando de matemática e embasamento. Minha melhor recomendação é colocar suas operações em um simulador e fazer inferências estatísticas e a partir daí tomar decisões e alterar e refinar seu plano operacional. Um grande trader que admiro (e admiro por observação das suas atitudes e não pelo que ele fala até porque ele não fala tanto e nem é tão popular): "não é porque você é um médico nerd estudioso ou um engenheiro mestre dos cálculos que você vai se dar bem no trade!".

É, no final das contas, tem que se fazer algumas contas (?)

Bem, hoje me vejo no ponto de discordar um pouco disso. Um pouco, porque concordo que essas não são premissas para se dar bem no mercado, MAS acredito que ter esse viés pode ajudar: em ser disciplinado e em ter ferramentas a mais de análise.
Sim, disciplinado! coisa que critiquei no segundo parágrafo desse mesmo texto!
O ponto é que é óbvio a necessidade de disciplina, mas quero colocar aqui que esse não é o único ponto. E abaixo dou a minha parte de "cagação de regra" (desculpem o termo) que simplifica a ideia desse post. Assim resumo que creio que seja necessário:

- Organização: você tem que estar ciente dos seus números (está no prejuizo: quanto e desde quando?)
- Disciplina: quais são os seus limites de perda? Quando você jogará a toalha? Quais são suas métricas para continuar operando ou para voltar á boa e velha CLT?
- Técnica: o mercado é instável e não previsível, para isso a matemática tem em mãos ferramentas de estatística e probabilidade. Você NUNCA tem certeza de algo, mas pode "jogar com vantagens" LÍCITAS e creio que são essas vantagens que essas ferramentas podem proporcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário