quinta-feira, 9 de abril de 2020

Resumos do Day-Trade (Março/2020)

Seguindo a última postagem sobre Day-Trade, continuo no novo operacional adotado em 18/02/2020. As coisas não foram às mil maravilhas, mas seguiram de forma bem regrada e disciplinada muito embora não totalmente como eu deveria ter feito.
O novo operacional tem se mostrado efetivo no médio prazo sendo que falando especificamente de Day-Trade considero:

Curto prazo: de minutos a até um mesmo dia de operação.
Médio prazo: de uma semana à um mês.
Longo prazo: acima de um mês à um ano.
Prazo consistente: de 3 a 5 anos.

Isso de forma geral e, claro, é uma métrica pessoal para me balizar nas decisões gerenciais que venho tomando.

No final: chegou-se a um equilibro

Como podem ver, fechei um mês timidamente positivo e o erro do mês foi essa queda maior do ponto mais alto do gráfico, foi justamente esse dia que escorreguei na estratégia e fiz uma operação fora dos parâmetros. Lá pelo começo do gráfico cheguei a fazer duas operações também fora dos parâmetros mas elas praticamente se anularam (uma positiva e outra negativa), mas nessa queda maior do ápice não arrisquei uma operação fora dos parâmetros para tentar recuperar já que isso de forma geral não funciona.

No final temos aquele "W" que é basicamente o ponto de equilíbrio testado estatisticamente nesse operacional: se ele falhar para baixo pode ser (dependendo também de outros parâmetros) um sinal de que devo interromper esse operacional ou fazer uma pausa para analisar.

Também neste mês de março, no dia 16, foi quando aumentei o número de contratos e consegui fazer isso apesar do disclaimer do último post em que falei que não o faria por conta do aumento nos valores de margem para operação que as corretoras colocaram após o fatídico 9/3 - primeiro Circuit Breaker de uma sequência que víriamos presenciar posteriormente, porque aquela subida inicial do gráfico já me rendeu valor suficiente para ter que aportar apenas um pequeno valor que pudesse suportar o novo número de contratos.

Neste mês de Abril é esperado um valor aproximado do salário que recebia no meu último emprego (devido ao aumento no número de contratos). Mas como tratamos aqui de estatísticas e probabilidades nada é muito certo. Esse valor claro passa pela gestão para verificar a parte destinada à recuperação de valores perdidos nos anos anteriores. Mas já será suficiente para virar para positivo este ano de 2020.

Vejamos no balanço do mês que vem se isso se concretizará ou não e, a partir daí as medidas a serem tomadas.

4 comentários:

  1. Qual corretora vc usa ? tem algum post do passo a passo para começar operar , to estudando sobre candle mas acho que não será suficiente para ganhar dinheiro, qual seu objetivo financeiro diário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho utilizado a Modal (devido ao excesso de problemas que tive com a Clear acabei indo experimentar a Modal e por enquanto tenho gostado bastante), mas ainda mantenho uma conta na Clear pois tenho o a plataforma Profit à um ótimo preço lá e gosto mais dela para fazer análises e estudos além do ótimo simulador deles. Já na Modal utilizo outra plataforma apenas para operar.

      Quanto a recomendações ainda não fiz um post sobre, mas já estou escrevendo um já agendado para o mês que vêm. neste post abaixo, eu comentei sobre alguns caminhos que tomei na minha tática, mas bem superficial.
      https://thekronostrader.blogspot.com/2019/09/influencias-sobre-minha-tatica.html

      Mas acho correto começar pelos Candles (não focaria tanto nos padrões - apenas aprenderia os bem básicos (de 2 candles) e já partiria para Médias móveis, VWAP, Bollinger e outros indicadores básicos. A partir daí acho que já podem surgir algumas idéias de táticas e estratégias que você mesmo pode testar em contas demo por POUCO tempo, ir cada vez mais lapidando até chegar em algo que você considere aplicável para testes com dinheiro (sempre operando o mínimo possível).Até ter confiança e conhecimentos ampliados.

      Obviamente previamente a isso você deve ter conhecimento de como funciona o mercado que vai operar (Futuro ou a vista - de como funciona os ticks deles, dias específicos de alto movimentos, trocas de contratos.

      Isso no início e sempre aprendendo mais sobre tudo em paralelo.


      Respondendo a última pergunta, não tenho objetivo diário fixo, mas uma resposta seria "aproximadamente 150 reais diários em MEDIA" - e nesse média já considero um percentual estatístico de Losses que podem ocorrer dentro de uma quinzena ou mês.

      Excluir
    2. Valew pelas dicas ganhei 600 em dez 9 dias mas no 10 perdi a banca de 200 reais lucro de 400 agora só entro mês que vem, na ansiedade de operar só abria o gráfico de candle e ia dando ordem no HB mesmo kkkk Agora vou usar esses dias OFF atá o fim do mês, pra pegar uma plataforma e começar um pouco mais serio tentar esse colocar 200 se perder paro.Volto mês que vem.

      Excluir
    3. Fico feliz pelo sucesso! Com cautela pode ir longe se assim desejar!

      Com o resultado que estou tendo em abril acho que posso te dizer uma coisa: "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" rsrs Bons trades!

      Excluir