quinta-feira, 2 de abril de 2020

Atualização do Patrimônio Financeiro - Mar 2020 (R$ 61006,92 +2,35%)

Nesse mês o grande diferencial foi o Day Trade que com muita disciplina foi um mês muito bom, ainda com resultados tímidos devido ao aumento do número de contratos apenas na segunda metade do mês e ainda algumas operações da estratégia nova, mas mesmo assim consegui não estragar o resultado do mês (mais detalhes no post da semana que vem).
Também recebi um valor em conta da empresa que eu trabalhava e que não estava lembrando que seria para este mês - foi bom, mas não exatamente uma surpresa, uma vez que sabia que tinha esse valor pendente para receber e que ele já estavam nas contas do meu planejamento de entradas/saídas gerais, mas foi ele que segurou o resultado deste mês, uma vez que os gastos subiram um pouco este mês já que tive que fazer uma compra um pouco maior (nada exagerado) mas para poder evitar de sair muitas vezes de casa.

The numbers:

Renda Fixa (CDB, LC, Tesouro): R$ 34299,54
FGTS: R$ 13.596,19
Renda Variável (Ações,  FIIs e Criptomoedas): R$ 7937,52
Conta de Gerenciamento para o Day-Trade: R$ 4781,35
Outros: R$ 392,32

Resultado total: R$ 
 61006,92 (+R$ 1400,43)



Renda Variável (Ações/FIIs): Consegui pegar boas ações nessa baixa histórica que tivemos e as que comprei mais já eram ações que estava de olho, mas achava que estavam num patamar muito caro (principalmente WEGE3 e ITSA4). Comprei um pouco de PETR4 porque entendo que a queda, por mais que bem motivada pela situação do petróleo mundial, está baixo de forma exagerada e não deve ser o padrão para um médio prazo. Comprei algumas com objetivo de especulação também, mas em quantidades menores (que já me deram algum lucro no curto prazo - retirei parte do lucro - e fiquei com um restante (que acabou desvalorizando logo em seguida), mas estou gostando delas e talvez compre mais se o preço voltar a baixar e eu tiver caixa para fazer isso. 
Gostaria de ter aplicado mais, mas meu caixa estava extremamente limitado para esse tipo de oportunindade. As FIIs só prejuizo e dos grandes. É 50% da minha carteira de renda variável  e comprei na alta. O importante agora é manter. visando o rendimento a longo prazo (não vejo meios de FIIs voltarem aos patamares que estavam em menos de 2 anos, mas vamos ver).

Renda Variável (Criptos):  Prejuízo, mas era de se esperar. Tentei comprar criptos também, mas estava com a conta bloqueada para aplicações por falta de utilização (quando recuperei a conta já tinham subido 40% (as que eu pretendia comprar) e agora acho que vou esperar o gráfico bater no mesmo suporte novamente.


Renda Fixa:  Segue relativamente estável, sendo que parte de um CDB que venceu este mês foi para Renda Variável e o restante cobriu os gastos do mês.

Day-Trade: Foi o destaque do mês. Estratégia nova indo muito bem de forma geral. Não vejo motivo para ajustes nela, mas sim a parte do trabalho agora é continuar a observação do mercado para ver novas oportunidades ou mudanças que podem me levar a interromper o uso dessa estratégia para daptações ou mesmo descarte.

2 comentários:

  1. Com esse resultado não vai poder participar do ranking do prejuízo da blogosfera!rs Acho que foi único que fechou no positivo esse mês, os Buy&hold só tomaram na cabeça!

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é, no B&H tomei -15% aproximadamente. Mas como não tenho um valor alto lá.O day trade com um lucro ínfimo mais um valor que recebi do meu "ex-trabalho" .. me deu resultado positivo no patrimônio geral.

    ResponderExcluir