segunda-feira, 11 de maio de 2020

Resumos do Day-Trade (Abril/2020)

Toda felicidade que eu estava com o resultado positivo do último fechamento (dos trades) foram por água abaixo nesse. Infelizmente me pus a mudar de estratégia no dia da saída do Sr. Sérgio Moro e com isso e mais operações fora da estratégia coloquei tudo a perder.

A parte positiva é que eu consigo, do modo que estou fazendo agora, traçar um paralelo sobre como seria se eu não tivesse alterado a estratégia e como foi, do jeito que realmente foi.


Como foi, do jeito que realmente foi...

Bem vou ser específico à manhã da saída do Sérgio Moro: 

Era óbvia a compra do dólar no exato momento, mas o homem enrolou para dar a palavra final e isso e atrapalhou um pouco - eu já deveria ter percebido naquele momento em que fiquei indeciso de comprar o dólar que não devia operar. Mas confiante o fiz: e deu certo: tive um Gain na primeira operação, porém coloquei um alvo muito curto e, assim que saí da operação o preço subiu mais 30 pontos (já deveria ter percebido que subiu demais) e comprei de novo...  (ERRO CRASSO)  o preço despencou dali uns 50 pontos... na metade do caminho já tinha ido pro saco todo o saldo na conta da corretora. O pouco que sobrou me permitiu mais uma operação (na mão mínima) e apenas joguei mais terra em cima do defunto. 

Foi uma situação idêntica ao lucro que tive no leilão do pré-sal na Petrobrás, mas nesse dia devolvi o dobro do lucro que tive naquele dia.

Enfim, isso levou meu saldo para operação ao ALERTA VERMELHO. Não posso cometer mais nenhum erro, ou então estou fora do trade e de volta à carteira assinada (isso se conseguir assinar algo nesses tempos que estamos passando).

Por sorte consigo passar até uns 2 a 4 anos com o valor que tenho dependendo de pausar ou não minha faculdade, então ainda me sinto com uma certa folga de tempo para conseguir emprego - embora não saibamos das consequências a médio prazo dessa pandemia.

O mês de Maio pode ser decisivo nesse sentido. E me blindei mais ainda contra operações "out-of-strategy" com alguma documentação e travamento de dinheiro. Mas estou operando muito próximo do limite e isso também aumenta meu risco de quebra se caso tiver, por exemplo, 4 dias seguidos de stop-loss).

A primeira semana de Maio foi razoavelmente positiva, mas hoje, dia 11/05 já comecei a semana com um Loss. Vejamos como se segue essa semana e o resto do mês.... 


Fica a dúvida: se o trade acabar eu mudo o nome do blog???


Fiquem para os próximos capítulos... 



PS: Deu pra ver que deu uma desesperançada enorme. Mas seguindo a estratégia posso, por exemplo, interromper as operações no mês de maio e ainda ter capital para Junho. Vai depender extremamente de disciplina.
PS2: de todo modo mesmo que o trade acabar o blog continua, apesar de não parecer (devido a diminuição de capital) isso é um blog que ainda visa a IF. O caminho pode chegar a mudar, mas o objetivo continua firme!

4 comentários:

  1. Olá!

    Eu posso te adiantar que 99% das pessoas que dizem viver de trade, vivem de vender curso... a uns 10 anos atrás eu conheci a bolsa de valores e logo me apaixonei por tradesystems, assisti muitos cursos, mas quando pedia qual as regras que usavam, geralmente eram muito subjetivas e não permitiam sequer programar um backtest.

    Eu acabei desenvolvendo vários sistemas de negociação, alguns até davam lucro na época, mas exigem um gerenciamento de risco alto, te dá um baita stress, e o retorno não fica tão melhor do que o Buy&Hold.

    Por isso acabei saindo do mercado, e quando voltei mudei meu foco pra acumular ativos pra viver de renda, foco nos rendimentos recebidos. Ainda tem outras estratégias possíveis para alcançar a IF, alguns focam em renda fixa, outros em ações de crescimento, outros em moedas etc.

    O que quero te dizer é que trade é uma das formas mais difíceis de alcançar a IF, não é impossível, mas é bem difícil.

    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É parte do que estou experienciando. Como tenho os valores limites continuarem dentro deste objetivo. Lá no começo eu sabia o quanto estava disposto a perder se fosse preciso. E vejo dia a dia a dificuldade que é. Todos os trabalhos são modos difíceis de ganhar dinheiro, mas o trade em si traz um desgaste emocional bem grande a um risco igualmente grande é certamente uma das formas mais difíceis.

      Quanto aos cursos, nunca paguei por um mais por entender como falta de caráter esse modo de "acobertar" os ganhos com os cursos e não efetivamente com o Trade. Os que conheço de fato que ganham dinheiro com trade jamais dividiram sua mente e trabalho com o lançamento de um curso - o "problema" é que esses não gostam e preferem até onde sei, não dividir seu método/técnica de operação. Geralmente justificam que não tem como passar isso de que é algo quase orgânico, inerente às habilidades multidisciplinares do operador .

      Excluir
  2. Caramba Kronos, que bad cara! Espero que consiga reverter a situação pq gosto muito de acompanhar suas narrativas de traders. Coloque a cabeça no lugar na hora das operações e expulsa essas emoções ai que estão te fazendo performar ruim! Aguardo ansioso por lucros em Maio xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adianto que consegui operar bem em Maio (sem emoções). Mas este foi um mês em que a estratégia não funcionou. Seria um mês de loss de qualquer maneira, mas com valor totalmente dentro do controle.

      Excluir