quinta-feira, 25 de abril de 2019

Como declarar IR no Day-Trade de Futuros (índice, dólar, mini índice, mini dólar)

Fiquei apreensivo e até enrolei de receio em errar no lançamento dos rendimentos e perdas no day trade na declaração de imposto de renda.

Vou especificar aqui a declaração para quem aplica em derivativos (futuros de Dólar, Índice e DI). e mostrar o que eu descobri assim que comecei a fazer: que não é nenhum bicho de sete cabeças! Muito pelo contrário. é mais simples que declarar  bens móveis, imóveis e mais simples até que declarar saldos de contas bancárias.

Apenas tenham em mente que só vou explicar dos futuros especificados acima, até porque também são os que estão mais populares hoje em dia e provavelmente muitas pessoas devem estar pensando em como fazer esta declaração.

(nos exemplos abaixo vou usar os meus próprios arquivos e dados, exceto com a zeragem de alguns valores na declaração que foram corrigidos posteriormente)


Documentos necessários:

A - Sua planilha diária/mensal de ganhos e perdas líquidas: se você não tem uma, isso é grave, mas é simples de fazer). Você deve somar todos os valores de ganhos e perdas diárias que constam geralmente no último campo da nota de corretagem do dia (as corretoras geralmente disponibilizam lotes mensais dessas notas - você pode baixar um mês inteiro de notas). Aí você abre uma a uma e faz uma planilha somando todas, separando por mês esse resultado parcial(mensal).

Perdas Mensais ='(


B - Relatório auxiliar de IR retido na fonte: sabe aquele 1% dedo duro que você pagou todos os dias que ganhou? Geralmente a corretora terá esse relatório que separa todos os ganhos que você teve e o valor que incidiu e foi debitado de seu resultado final (1% disso). Ela já vem separadinha mês a mês.

Esses números seriam maravilhosos.. sem os anteriores =O - e outubro então: *-*



C - DARF: Se você teve saldo final positivo em algum mês, em relação ao total acumulado nos  meses anteriores ( o que não foi o meu caso e, segundo pesquisa, é o caso de mais de 90% das pessoas neste mundo do trade), deve ter pagado DARFs. Tenha elas em mãos também.

Nunca tinha ficado triste por não pagar imposto ='(

Abaixo mostro como chegar na tela da declaração onde você colocará os valores necessários.

>> Clique para ampliar a imagem <<


1 - Entre, no menu lateral-esquerdo, na opção RENDA VARIÁVEL e em seguida Operações Comuns / Day-Trade

2 - Selecione o mês que irá declarar

3 - Vá até a aba "Mercados Futuros" e na coluna Day Trade coloque o valor (positivo ou negativo) do resultado que obteve observado na sua planilha (item A acima).

- Coloque, no campo IR fonte de Day-Trade no mês, o valor do relatório auxiliar relativo ao mês em questão (item B acima).

5 - Se houver, coloque o valor pago via DARF (item C acima) no item Imposto pago da declaração.

Feito isso, volte para a aba de seleção de meses e selecione o próximo mês no qual você fez operações. até dezembro. 

E pronto. Pelo menos este item está resolvido em sua declaração. 

Como disse, estava com receio de fazer e, "na hora do vamos ver" não levei de 3 a 5 minutos para fazer (já com os documentos na mão).

A ideia aqui foi ser sucinto - sem detalhes. Estes detalhes você encontrará de sobra no youtube. Apenas tentei fazer algo mais passo a passo e direto aqui, para simplificar o processo. Não sou especialista no assunto. Se alguém observar algum erro informe através dos comentários e dentro do possível vou corrigir. Mas recomendo que os leitores também deem uma olhada nos comentários também.

Espero ter ajudado pelo menos em algum dos itens ou de fato na execução em si.

Abraços.

K.T.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. A declaração das operações day trade do mini dolar são declaradas no mercado futuro dolar ou junto com o day trade das ações? Muito obrigado

    ResponderExcluir